Com o objetivo de expandir as ações de fortalecimento de ferramentas e capacidades locais, e formar treinadores em Coordenação e Gestão de Abrigos para refugiados e imigrantes, entre os dias 23 de novembro e 11 de dezembro, 16 colaboradores da AVSI Brasil participaram do 1° CCCM Training of Trainers (ToT) no Brasil. Os treinamentos foram facilitados por Jacqueline Julca, do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) e Alex Rigol, da Organização Internacional para as Migrações (OIM México).
O evento contou com a presença de Heli Mansur, gerente geral da AVSI Brasil em Roraima, e os gerentes locais das organizações Fraternidade Sem Fronteiras (FSF) e Fraternidade Federação Humanitária Internacional (FFHI), assim como dos chefes de escritório do Acnur Oscar Sanchez Piñeiro e Lia Poggio da OIM em Boa Vista. O curso é uma oportunidade para que as equipes possam focar na melhoria do desempenho com diretrizes e princípios internacionais para o trabalho humanitário, como as normas Esfera.
O ciclo de treinamentos no âmbito do Setor de Acampamentos, Itens Não-Alimentares (NFI) e Distribuição Alimentar da Plataforma R4V – Resposta humanitária a Venezuelanas e Venezuelanos – co-liderada pela OIM e ACNUR, teve três edições, duas em Boa Vista e uma em Manaus. Ao todo, foram 55 formados nas três turmas da primeira edição do ToT no Brasil. Arnon Pereira, coordenador do abrigo Rondon 3, participou da atividade e disse que foi uma boa oportunidade de compartilhar vivência entres os participantes. “Fui desafiado a me desconectar fisicamente do abrigo. Entretanto, foi necessário para confirmar a motivação de estar realizando este trabalho: prezar pela dignidade das pessoas”, conta.
Cinco colaboradores da Avsi Brasil em Roraima se destacaram nas atividades e foram convidados para ministrar alguns módulos dos treinamentos no segundo encontro em Boa vista e no terceiro em Manaus.
A AVSI Brasil é parceira do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) na coordenação humanitária de oito abrigos em Roraima. Os colaboradores que participaram do 1° CCCM Training of Trainers poderão, a partir do recebimento de seus certificados, formar outros colegas e interessados no trabalho humanitário com metodologias, materiais e propostas de avaliações e monitoramento na temática.