A comissão internacional do Peru, formada pela desembargadora Dra. Wilda Cárdenas Falcón, pelo sociólogo Lúcio Cotrina e pela coordenadora do programa “Justiça Juvenil Restaurativa” Roxana Ortiz, visitou o projeto Além dos Muros, em Minas Gerais.
A visita, realizada nos dias 10 a 14 de agosto, teve como foco apresentar para a comissão a metodologia das APACs. O interesse pela metodologia surgiu após um encontro com AVSI e membros da Fraternidade Carcerária realizado na cidade de Lima no início do ano.
Durante a estadia, foi possível conhecer as experiências das unidades prisionais APAC de Nova Lima, Itaúna (masculina e feminina), São João Del Rey e Santa Luzia. Nesta última, também esteve presente a gerente de projetos da AVSI e Focal Point de Direitos Humanos, Déborah Amaral. “A AVSI busca fortalecer a metodologia APAC e uma das formas de fazer isso é favorecendo a divulgação e difusão do método em âmbito nacional e internacional, possibilitando assim também sua expansão e possibilidades de ressocialização a um número cada vez maior de detentos”.
Segundo Dra. Wilda, está garantida a doação de um terreno no Peru para construir uma APAC. Por esta razão, vieram ao Brasil conhecer a metodologia e verificar os primeiros passos para adequar as leis de seu país e iniciar a experiência em mais uma nação da América Latina.