Anuncio

Construção de bioáguas movimenta projeto

Sistemas de bioáguas de Lajedo serão finalizados e entregues até final do mês de maio

Assentamento Pereiro, Sítio Sombra, Impoeiras, Sítio Prata e Olho D’água Novo são as cinco comunidades rurais que estão recebendo os sistemas de bioágua no município de Lajedo (PE). De acordo com a equipe técnica do projeto Segurança Alimentar para o Semiárido de Pernambuco, as obras estão praticamente finalizadas e resta apenas dar seguimento à instalação do sistema de irrigação. A previsão é que todos os sistemas de Lajedo sejam finalizados e entregues em perfeito funcionamento no final do mês de maio.

A construção dos sistemas de bioágua no Assentamento Pereiro I se apresentou como um grande desafio à equipe técnica de obras da AVSI Brasil por ser uma região onde o solo é composto por rochas de difícil escavação. Diante das dificuldades, a equipe técnica adaptou o sistema às condições do solo sem comprometer sua funcionalidade para que as famílias pudessem ser beneficiadas.

“Adaptamos a saída residencial ligada à caixa de passagem com intuito de garantir a declividade para o escoamento da água, aumentamos o diâmetro do tanque de armazenamento e reuso de forma a garantir o volume e a altura da parede dos tanques para que as condições de armazenamento e filtragem tivessem a mesma capacidade do sistema adotado no Projeto Piloto executado no município de Jupi”, detalhou Adriana Gouveia, responsável pelo componente Obras e Mobilização do projeto.

A agricultora Edilma da Conceição Lima Silva, do Sítio Sombra, é uma das beneficiárias e planeja direcionar a água do banheiro e do “lavador” para que todas as águas abasteçam o bioágua e consequentemente seu quintal tenha maior produção alimentar. O quintal produtivo da família tem um pouco de tudo: cebolinha, batata doce, babosa, mamão, goiaba, limão, tomate cereja, hortelã miúda, capim santo, erva cidreira e sabugueiro. “A cisterna já secou e já pedimos mais água. Sempre dou uma molhada com água servida, mas essa hora (12h) já está tudo seco. Com o bioágua vai melhorar”, afirma Edilma Silva.

O esforço de D. Edilma demonstra a necessidade de tecnologias que possam viabilizar a economia e a reutilização de água com o incremento na produção de alimentos para os agricultores. Ao final da etapa construtiva, o Assentamento Pereiro será beneficiado com 16 sistemas de bioágua. As demais comunidades rurais de Lajedo, como Sítio Sombra, Impoeiras, Sítio Prata e Olho D’água Novo, receberão ao todo 10 sistemas, totalizando 26 sistemas.

Em paralelo ao processo construtivo, o município de Jupi começou a receber as primeiras escavações, os primeiros pedreiros e serventes responsáveis pelo serviço de alvenaria e as primeiras visitas técnicas voltadas às orientações em agricultura e agroecologia para os quintas produtivos. Depois de Lajedo e Jupi, o Projeto SAN segue para os municípios de Calçado, Garanhuns e Caetés e realiza ações integradas às temáticas de sustentabilidade ambiental e a segurança alimentar nutricional.