Com a presença do vice-presidente de Recursos Humanos (RH) da empresa Stellantis América do Sul, Massimo Cavallo, o coral do projeto Árvore da Vida, executado pela AVSI Brasil, se apresentou na fábrica da organização, em Betim (MG). Os educandos do projeto foram convidados a cantar no evento Além do Tempo, realizado no último dia 24 de abril. Mais de cem pessoas assistiram à apresentação.
O evento Além do Tempo foi organizado pelo departamento de RH da Stellantis e homenageou mais de 80 colaboradores de diversas áreas que completaram 10, 15, 20, 25 e 30 anos na empresa entre os anos de 2020 e 2021 — que não tiveram suas comemorações antes devido às restrições da pandemia. Presente no evento, o vice-presidente do setor, Massimo Cavallo, estava de aniversário e recebeu um parabéns cantado pelo coral do Árvore da Vida.
O coral contou com 28 educandos coordenados pelo diretor do projeto, Júlio Bastos, e preparados pelo instrutor de canto Daniel Rezende. Além do coral, parte do repertório foi apresentado com uma orquestra de cordas e percussão — com destaque para o pianista Douglas Rodrigues, ex-educando do projeto e hoje músico profissional.
O diretor e maestro ratificou as apresentações como forma de democratizar o acesso à música de concerto, tanto para os jovens do coral como para a plateia. “Poucos têm contato com música erudita, música de orquestra. Recebi depoimentos da plateia agradecendo pela contextualização do concerto”, disse Júlio. O diretor artístico também demonstrou satisfação com a apresentação e com o desenvolvimento dos educandos. “A gente consegue ver o resultado excelente a partir do trabalho que a gente vem fazendo ao longo desses dois anos e meio. É visível o desenvolvimento técnico, artístico e, inclusive, da conduta profissional dos nossos educandos”, concluiu.
A educanda Emilly Santos, de 13 anos, pontuou que as apresentações do coral sempre abrem caminhos para sua formação. “É sempre uma experiência nova, lugar e experiências diferentes. Cada dia a gente melhora e vamos cada vez mais longe.” Emily ainda destacou seu crescimento pessoal a partir de sua entrada no projeto. “Melhorei bastante desde que cheguei no Árvore da Vida. Não só pelas aulas de Canto Coral, mas a Formação Humana nos ajuda muito com a adolescência. Aprendemos sobre a vida”, disse.
O Árvore da Vida conta com oficinas de Canto Coral e Formação Humana para jovens do bairro Jardim Teresópolis (Betim, MG). O projeto é executado pela AVSI Brasil, com o patrocínio do grupo Stellantis e da Fundação Banco do Brasil.