Na última terça-feira, 03, o Curso de Cultura da Mandioca, oferecido pelo Instituto Federal de Ciências e Tecnologia Baiano (IF Baiano), junto com o projeto Ciranda Viva Recôncavo, retomou suas atividades com os produtores de farinha da região de Catu, município da Bahia.
“ O curso é ótimo. Eu estou aprendendo muito. Vou poder aplicar muita coisa na minha vida, principalmente as aulas sobre técnicas da cultura da mandioca, que posso usar na roça, e o de culinária, porque me divirto”, comentou D. Eliete Barbosa, moradora da comunidade de Veadinho. De modo semelhante D. Gilderli dos Santos falou sobre as aulas de empreendedorismo: “Eu estou gostando do curso e sinto que vai mudar minha vida”, concluiu.
A iniciativa que tem como objetivo transmitir informações sobre técnicas de cultivo, variedades de maior rentabilidade, qualidade de subprodutos e formas de comercialização da mandioca, iniciou dois novos módulos esse semestre: laboratório gastronômico e empreendedorismo.
Para as professoras Camila Gesteira (de normas de higiene no ambiente de trabalho) e Rosangela Ribeiro (engenheira agrônoma do projeto) essa é uma experiência única para elas e as alunas. “É uma verdadeira troca de aprendizado”, explicou Rosangela.
“Vivo aqui no curso uma ótima experiênciae ao lado dessas mulheres vejo o valor da dedicação. Mesmo tendo muito trabalho de esforço, elas estão estimuladas a conhecer coisas novas, estão agregando aprendizado, isso muda a vida delas. Estão crescendo”, comentou a professora de normas de higiene .