Anuncio

CURSO QUALIFICA MULHERES DE NOVOS ALAGADOS PARA ATUAREM NO MERCADO DE TRABALHO SOB O CONTEXTO DE PANDEMIA

Primeira turma receberá os certificados numa formatura, com a possibilidade de novas contratações de emprego dentro dos próximos dias

Cerca de 90 mulheres da comunidade de Novos Alagados, no Subúrbio Ferroviário de Salvador (BA), concluíram o curso de qualificação para atuar no contexto da pandemia e irão receber seus certificados numa cerimônia nesta segunda-feira, 19. A atividade faz parte do projeto Acolhidos por meio trabalho, implementado pela AVSI Brasil e financiado peloDepartamento de População, Refugiados e Migração (PRM), do governo dos EUA. O projeto prevê, entre outras ações, a inserção de brasileiros em situação de vulnerabilidade no mercado de trabalho.

As alunas da primeira turma deste curso, acompanharam 40 horas com aulas semipresenciais, divididas em quatro semanas, sobre formação humana e cidadã, ministradas por profissionais da área de psicologia e pedagogia, além de um conteúdo específico sobre o impacto do novo coronavírus no ambiente de trabalho, aplicado por profissionais da área de enfermagem.

Myckaely dos Santos Lima, 29, é uma das alunas que fez o curso e receberá o certificado. Ela trabalha no mercado informal, e estava atuando em casa neste período. “Esta pandemia veio como um susto na vida de cada um de nós e, para mim, esta qualificação veio numa hora excelente. Foi como um grande estalo, pois aprendi muitas coisas que não sabia, e agora posso levar este conhecimento para outras pessoas e para a vida”, afirma.

A aluna Roquelina Alves da Silva, 46, também aprovou o conteúdo do curso. Professora numa associação que está com atividades suspensas devido à pandemia, ela viu nas aulas uma possibilidade para adquirir novas experiências e elevar a autoestima. “Superou minhas expectativas, pois inicialmente eu achava que o curso abordaria apenas aspectos da Covid-19, mas foi muito além disso. O curso proporcionou uma transformação enorme e recomendo para outras mulheres, para que possam aproveitar as próximas turmas”, revela.

Segundo a psicóloga e Coordenadora de Formação Técnica do curso, Débora Oliveira, o diferencial do curso é o acompanhamento de uma profissional que presta suporte na prospecção de vagas de emprego na região, durante as aulas. “Neste período, uma empresa local já nos sinalizou a intenção de contratar 26 mulheres e agora aguardamos uma visita para acompanharmos este processo, junto com algumas alunas formadas. Além disso, estamos conversando com empresas de RH para uma parceria e o compartilhamento de um banco de dados com os currículos das nossas alunas”, explica. Para Débora, o mercado de trabalho está voltando a contratar. “Percebemos que este período, somado à chegada do final do ano, já mostra um certo movimento na abertura de vagas. Sabemos que os processos seletivos agora serão diferenciados, e as pessoas com qualificação e preparo terão mais oportunidades de uma colocação mais rapidamente”, analisa.

Matrículas abertas para novas turmas

Novas turmas estão previstas para iniciar a partir do dia 21 de outubro. As aulas acontecem durante quatro semanas, de forma semipresencial, com duração total de 40 horas, sendo que 20 horas serão on-line. Para facilitar o acesso, as participantes recebem um chip de celular para que possam assistir as aulas de casa, sem problemas com a conexão. As demais 20 horas são divididas entre atividades complementares domiciliares – com exercícios propostos em uma apostila, que será entregue no início das aulas – e encontros presenciais, previamente agendados e de acordo com as orientações estipuladas pelo poder público municipal. Todas as atividades serão monitoradas, visando a prevenção contra o novo coronavírus.

A novidade para a segunda turma será a admissão de mulheres com idade a partir de 15 anos, para participarem do curso a partir do dia 19 de outubro.

  • Como se inscrever: por agendamento através do Whatsapp (71) 99694-5580
  • Pré-requisitos exigidos:  ter idade igual ou superior a 15 anos; possuir um aparelho celular para acompanhar as aulas; CPF em situação regular e comprovante de residência.
  • Gratuito

SERVIÇO

Formatura do curso de Qualificação para atuar no contexto da pandemia

Quando: 19 de outubro, segunda-feira

Horário: Turmas das 8h, 10h ,13h e 15h.

Local: Centro de Orientação Familiar (COF). Tv. 1º de Novembro São João do Cabrito, Salvador (BA).