Entrei na AVSI em julho de 2019, como Agente Social II, efetuando trabalho noturno junto a comunidade, cuidando das programações noturnas, colaborando nos processos de interiorização durante a madrugada, acompanhando e orientando os beneficiários do Centro de Interiorização Rondon 2 em como proceder nas horas que antecediam as viagens, etc. Vi, durante dias, e junto ao nascer do sol, pessoas partindo para reconstruir suas vidas noutros estados.
Logo, após um mês, fui convidado para o desafio de assumir a Participação Comunitária do Centro de Interiorização Rondon 2, onde estou atualmente. Meu foco de trabalho é preparar os beneficiários que chegam no Rondon 2 para que possam enfrentar os desafios nos destinos após a interiorização. Ensinamos a confeccionar e melhorar os currículos, fechamos parcerias com empresas locais e nacionais para reservar porcentagem de vagas nos cursos que oferecem para aos beneficiários dos abrigos.
Meu maior desafio e meta quanto Participação Comunitária da AVSI Brasil é oferecer meios de lazer para os refugiados, fortalecer a comunidade através do desenvolvimento social, dos interesses pessoais e coletivos, e reconhecer suas qualidades e potencialidades. Além de oferecer maiores chances no mercado de trabalho, valorizando sempre suas humanidades e devolvendo suas dignidades por muitas vezes perdida.
Trabalhar numa organização tão engajada em projetos sociais sempre foi um sonho, e fazer parte dessa equipe tão unida e alinhada torna todo trabalho ainda mais fácil e prazeroso. Me sinto feliz em trabalhar todos os dias e pretendo de fato construir minha história profissional dentro dessa organização. A AVSI Brasil me agregou com seus princípios e valores, além de acreditar em mim e me oferecer oportunidades de crescimento pessoal e profissional.