Anuncio

Educadores de Sabará (MG) participam de oficina sobre a abordagem STEAM

Iniciativa faz parte da Formação de Educadores STEAM, que visa aprofundar o conceito e as práticas STEAM nas salas de aula

Ensinar por meio de projetos desenvolvidos colaborativamente em sala de aula para resolver problemas reais do cotidiano dos alunos, com a utilização conjunta de saberes de diversas áreas do conhecimento. Este é o conceito que um grupo de 22 profissionais da educação do Centro de Educação Infantil Sr. Antônio Luette, em Sabará (MG), na região metropolitana de Belo Horizonte (MG), revisou, na semana passada, durante a primeira oficina realizada no munícipio dedicada à abordagem STEAM que, com a utilização de metodologias ativas, integra ensinamentos das áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática.

Com uma duração média de 2h30, a oficina trouxe a oportunidade de professores resgatarem alguns conceitos importantes da abordagem e vivenciarem um desafio STEAM, envolvendo o planejamento e a construção de protótipos, sempre trabalhando em equipe e de forma colaborativa. O objetivo desses educadores, agora, é levar a abordagem STEAM para o dia a dia de suas escolas, como milhares de professores já estão fazendo no país.

Muito difundida em países como Estados Unidos, Reino Unido, China e Austrália, a abordagem STEAM vem sendo promovida no Brasil por meio do Liga STEAM, uma iniciativa educacional em larga escala que é fruto de uma aliança social entre a Fundação ArcelorMittal e a Fundação Banco do Brasil, com apoio da AVSI Brasil e da Tríade Educacional. Somente este ano, a Liga STEAM atraiu mais de 3.000 professores de todos os estados brasileiros, em todas as frentes de atuação da Liga STEAM: Formação de professores de escolas públicas, Prêmio Nacional Liga STEAM e Comunidade de Educadores Liga STEAM.

Com o apoio da Secretaria Municipal de Educação de Sabará, a oficina realizada na cidade é uma das estratégias que fazem do Liga STEAM o maior projeto de difusão dessa abordagem educacional no país. Outras oficinas como essa já foram realizadas em vários municípios brasileiros e outras edições estão previstas em Sabará e outros municípios do país até o final do ano. Após o recesso escolar de julho, por exemplo, haverá uma edição desse programa de formação com foco no planejamento de projetos STEAM, para facilitar o trabalho dos professores em sala de aula.

Fundação ArcelorMittal

A Fundação ArcelorMittal surgiu em 1988 para direcionar os investimentos sociais e conectar o Grupo ArcelorMittal a causas relevantes e gerar oportunidades para crianças e jovens brasileiros. As iniciativas promovidas pela Fundação se articulam em três eixos prioritários: Educação, Cultura e Esporte. Só em 2022, mais de R$ 73 milhões foram investidos em recursos próprios e incentivados.

Fundação Banco do Brasil

Desde 1985, a Fundação Banco do Brasil contribui para a transformação social dos brasileiros e o desenvolvimento sustentável do país. É a principal instituição gestora dos projetos socioambientais apoiados por meio do Investimento Social Privado – ISP do BB e de parceiros, declarada o “coração social” do Banco do Brasil. Nos últimos 10 anos, foram investidos R$ 2,6 bilhões em 10 mil iniciativas que impactaram positivamente a vida de 6,6 milhões de pessoas. Os eixos de atuação são: Tecnologia Social, Educação para o Futuro, Meio Ambiente e Renda, Saúde e Bem-estar, Ajuda Humanitária e Voluntariado.

AVSI Brasil

AVSI Brasil é uma organização brasileira, sem fins lucrativos, constituída em 2007, cuja missão é tornar as pessoas protagonistas de seu desenvolvimento, de sua família e de sua comunidade, por meio de projetos sociais em contextos de vulnerabilidade ou emergência humanitária. É uma organização local vinculada ao contexto internacional por meio da Fundação AVSI, ONG de origem italiana que atua em 39 países, presente no Brasil desde a década de 1980.

Tríade Educacional

É referência na formação docente e na produção de materiais relacionados à educação inovadora, envolvendo temáticas como Metodologias Ativas, Ensino Híbrido e STEAM. Seus diretores, Lilian Bacich e Leandro Holanda, são autores de materiais que são base de propostas de formação nessas temáticas educacionais pelo país e têm impactado milhares de educadores e centenas de instituições de ensino nos últimos 10 anos.