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Em modalidade hibrida, projeto Vozes Daqui inicia componente de Educomunicação

Com oficinas teóricas e práticas o componente beneficia 60 alunos do 6º ao 8º ano do ensino fundamental II

Em Goiana (PE), onde é desenvolvido o projeto Vozes Daqui, 60 alunos do ensino fundamental II iniciaram as oficinas de áudio visual e fotografia. As oficinas fazem parte das atividades educativas do componente de educomunicação do Vozes Daqui, que desta vez contará com as aulas práticas presenciais, previstas para o início deste mês.

De forma hibrida, as oficinas também contam com aulas online, e, para viabilizar a participação dos alunos, todos receberam um tablet e pacote de internet disponibilizados pelo projeto.

“Ministro a oficina de fotografia, e, na nossa última aula online, relatei para os alunos que estamos no início de uma jornada de descobertas sobre a fotografia. É interessante perceber que praticamente 90% dos alunos sabem ‘fotografar’, pois são de uma geração que nasceu se comunicando através da tecnologia, mas, mais interessante ainda é vê-los descobrir que a imagem que produzem através de uma câmera de celular ou tablet também é arte e podem contar uma história, podem se comunicar através delas e alcançar o mundo, não só a cidade onde vivem”, compartilha Clarissa Dutra, fotografa e educadora das oficinas de fotografia do projeto.

As oficinas contemplam conteúdos teóricos e práticos com exercícios e atividades supervisionadas, com aplicação da metodologia participativa.  Neste sentido, os jovens estão aprendem e trocam experiências sobre a cultura local, noções básicas de como utilizar equipamentos, planejar e produzir fotos, além de curtas metragens que valorizem a história de Goiana. 

“As oficinas tem sido uma oportunidade de contribuir para o resgate, aproximação e fortalecimento da história e cultura do município de Goiana junto aos jovens, além de estimular a curiosidade para que eles aprendam novas habilidades”, afirma Tatiana Belo, coordenadora do projeto.

Nas atividades presenciais, os alunos terão acesso a equipamentos como câmeras fotográficas e aparelhos de celular também disponibilizados pelo projeto. Para realização dessas atividades serão aplicados os protocolos de segurança para combate a COVID-19, com grupos de até 5 alunos, distanciamento, uso obrigatório de máscaras, aferição de temperatura, álcool em gel e tapete sanitizante.

Ao todo, três escolas do município de Goiana participam da terceira fase do Vozes Daqui, sendo a Escola Municipal Lourenço de Albuquerque Gadelha, Escola municipal Adélia Carneira Pedrosa e Escola Municipal Capela de São Sebastião.

Confira o depoimento de alguns alunos

“Espero que com o projeto possamos desenvolver várias atividades, pois vem ensinando a nossa cultura, de como surgiu, como se forma… só coisas boas”, Jamily da Silva, aluna da Escola Municipal Capela de São Sebastião.  

“Estou aprendendo muito com o projeto, espero aprender muito mais sobre minha comunidade e estou muito feliz por participar, desde já agradeço a todos pela oportunidade. Uma coisa que ninguém tira da gente é o nosso conhecimento”, Ana Paula Lima, aluna da Escola Municipal Adélia Carneiro Pedrosa.

“Estou adorando participar do projeto, aulas maravilhosas, espero que eu possa aprender melhor e ter conhecimento sobre como manusear as câmeras. Muito ansioso pela pratica”, João Vitor, aluno Escola Municipal Lourenço de Albuquerque Gadelha.

O projeto Vozes Daqui

O projeto Vozes Daqui contribui para o desenvolvimento local e inclusivo do município de Goiana (PE), por meio de ações socioeducativas e socioculturais. Por meio das duas primeiras fases do projeto, 6 escolas foram beneficiadas com o desenvolvimento de atividades na área de educomunicação com oficinas de fotografia e audiovisual, oficinas educativas literárias de recreação com alunos e formação de professores.

Nas etapas 1 e 2 do projeto, o componente de educomunicação contemplou cerca de 130 alunos, dos 120 previstos em 6 escolas do ensino fundamental II do município de Goiana. Ainda houve o envolvimento dos pais, familiares dos jovens, comunidade e organizações sociais/lideranças nas atividades práticas e participação nos 11 curtas metragens produzidos pelos jovens.

A iniciativa é fruto da parceria entre a AVSI Brasil, Stellantis JEEP, Fundação Banco do Brasil e Prefeitura Municipal de Goiana-PE