Desde o início do conflito na Ucrânia , na quinta-feira, 24 de fevereiro, milhares de pessoas estão fugindo: tentam cruzar a fronteira para encontrar abrigo em países vizinhos.
A AVSI, graças à colaboração com a Emmaus, uma organização local, manteve ao longo dos anos uma relação próxima com a população ucraniana: se mobilizou em apoio às famílias deslocadas pelo conflito que começou em 2014 e volta a agir agora para fornecer ajuda imediata às pessoas que fogem para a Polônia e a Romênia.
A AVSI pode intervir em colaboração com dois parceiros locais AVSI Polska e Asociația FDP – Protagonists in educatie.
O conflito em curso continua a ter custos humanos graves, causando um número crescente de vítimas civis, destruindo meios de subsistência e danificando infraestruturas civis críticas, incluindo centenas de casas, infraestrutura de água, escolas e instalações de saúde.
Precisamos do apoio de todos.
A AVSI lança um apelo urgente para intervir o mais rápido possível com as primeiras atividades de emergência para os ucranianos que fogem de um país em guerra.
Como usaremos sua doação:
Na fronteira com a Romênia, atividades de emergência estão sendo realizadas em colaboração com a associação Protagoniști in educație e o governo romeno.
Estamos dando apoio básico a pessoas vulneráveis e deslocados internos em Siret por meio de:
- Fornecimento de alimentos básicos e itens não-alimentícios;
- Atividades de apoio psicológico;
Na fronteira com a Polônia, estão sendo realizadas atividades de emergência em colaboração com a AVSI Polska, a Câmara de Comércio ítalo-polonesa e a Caritas Lviv.
Estamos apoiando os deslocados internos que chegam a Lviv através de:
- Fornecimento de medicamentos básicos;
- Fornecimento de alimentos básicos e itens não-alimentícios;
- Atividades de apoio psicológico.
A situação na fronteira: Polônia e Romênia
As pessoas que fogem nestes primeiros dias parecem estar passando rapidamente dos países de acolhimento para chegar aos seus destinos finais.
De momento, as necessidades mais prementes mantêm-se nos pontos fronteiriços com a Romênia e a Polônia.
O conflito em Lviv não foi tão dramático como em outras partes do país, mas devido à sua proximidade com a fronteira polonesa, esta cidade ucraniana tornou-se o destino de muitos deslocados que saem da parte oriental do país.
Na Romênia, a principal porta de entrada para a população ucraniana deslocada da região de Odessa é Siret.
Desde o início da crise, a fronteira de Siret tem vindo a registar um aumento constante do número de pessoas que entram no país e as previsões para o próximo período confirmam esta tendência crescente.
Para responder às crescentes necessidades, o governo romeno pede a ajuda de organizações locais para fornecer bens essenciais a um centro criado a poucos quilômetros da fronteira de Siret. Este centro servirá para dar uma resposta imediata às necessidades das pessoas em trânsito e funcionará também como reserva para novas chegadas.
Doe por transferência bancária (PIX)
Para a conta AVSI Brasil:
Banco Itaú
Agência 5190
Conta Corrente 65.100-9
Pix 08.929.748/0001-85
CNPJ 08.929.748/0001-85
Acompanhe mais informações no site da Fundação AVSI.