Iniciativa garantiu a formação de 193 jovens e 57 lideranças comunitárias da região
O espaço Acelen Acender em Candeias completa um ano de atuação, em agosto de 2024, se tornando um local de referência na formação e capacitação da população residente na área de atuação da Refinaria de Mataripe, na Bahia.
Ao longo dos últimos doze meses, duas turmas do projeto Jornada Jovem e uma turma do projeto Acelera OSC foram formadas, capacitando 193 jovens e 57 lideranças comunitárias. As iniciativas são fruto de uma parceria multissetorial entre a AVSI Brasil, Acelen e Fundação Banco do Brasil, resultando em impactos significativos para os parceiros e principalmente para os moradores da região.
O projeto Jornada Jovem selecionou jovens de 15 a 29 anos residentes dos municípios de Candeias, Madre de Deus, São Francisco do Conde, Ilha dos Frades, Ilha de Maré e Ilha de Bom Jesus dos Passos para uma jornada de aprendizagem com foco na inserção laboral.
“Tive uma experiência maravilhosa no projeto, onde pude me desenvolver profissional e pessoalmente. Tive novas oportunidades, porque o programa nos oferece um leque de possibilidades onde você pode recorrer a várias coisas.
Eu sempre fui uma pessoa reativa e depois do projeto, consegui controlar minha reatividade com o desenvolvimento pessoal que obtive. Eu consegui controlar minhas emoções e sempre trarei isso comigo.” Declarou o jovem Adriel Romão, de 18 anos, morador da cidade de Candeias– BA.
O programa é dividido em três módulos: Formação para a Vida, Mundo do Trabalho e Empreendedorismo, e Tecnologia e Inovação. Foram realizados dois processos seletivos, com mais de 10 mil inscritos. Dos 200 participantes aprovados, 193 jovens completaram a qualificação e 31 foram inseridos no mercado de trabalho.
Todos os participantes receberam auxílio-transporte e alimentação durante o período de formação.

Também realizado no Acelen Acender Candeias, o Projeto Acelera OSC, capacitou representantes de 30 organizações sociais locais. Com carga horária de 70h, as aulas abordaram o processo de aprendizagem a respeito da legalização e formalização das instituições, além de capacitação para elaboração e implementação de projetos, desenvolvimento institucional e diversidade e inclusão, visando o fortalecimento das organizações locais.
Quem participou de todo o processo ao longo do tempo, ressalta o significado do trabalho realizado pela parceria. Quem fala é Maria Zilda, representante da Associação de Pescadores e Marisqueiras do Cação, da cidade de Madre de Deus. “Para nós é de grande importância. Porque desde o meu nascimento até hoje, a gente nunca recebeu nada de ninguém; a gente nunca teve ajuda de ninguém; a gente só trabalhou e nada rendia.
E hoje a gente pode desenvolver nosso trabalho, fazer trabalho comunitário. Eu não tenho palavras para agradecer a todos os envolvidos. A todos, o meu agradecimento por tudo que estão fazendo por nós. ”
A iniciativa contemplou ainda o Edital Acelera OSC, que distribuiu o investimento de R$500 mil para projetos sociais voltados para atender as comunidades. Ao todo, foram selecionadas seis organizações de Candeias, três de São Francisco do Conde e uma de Madre de Deus, atuantes no eixo de Educação, Emprego e Renda e Meio Ambiente, que vão beneficiar cerca de 1. 300 pessoas.

Sobre a Acelen
A Acelen é uma empresa de energia proprietária da Refinaria de Mataripe e seus ativos logísticos na Bahia. A companhia foi criada pela Mubadala Capital, subsidiária de gestão de ativos da Mubadala Investment Company. A Acelen tem como propósito ser um agente da evolução do novo cenário brasileiro de energia. A empresa prioriza a excelência operacional, com foco em um mundo mais sustentável, empenhada em participar ativamente da transição energética no país.
Sobre a Fundação Banco do Brasil
Há quase quatro décadas, em 1985, o Banco do Brasil instituiu sua Fundação para contribuir com a transformação social dos brasileiros e com o desenvolvimento sustentável do país. É a principal instituição gestora dos projetos socioambientais apoiados por meio do Investimento Social Privado – ISP do BB e de parceiros, declarada o coração social do Banco do Brasil. Nos últimos 10 anos, foram investidos R$2,6 bilhões 8 mil iniciativas que impactaram positivamente a vida de 6,8 milhões de pessoas. Os eixos prioritários de atuação estão concentrados em ações socioambientais com ênfase na redução das desigualdades, geração de renda, combate à insegurança alimentar, preservação e recuperação da biodiversidade de biomas, educação para o trabalho, inclusão digital, esporte, cultura, atenção à saúde, saneamento e acesso à água de qualidade.
AVSI Brasil e a valorização das associações locais
A AVSI Brasil é uma organização brasileira, sem fins lucrativos, constituída em 2007, para contribuir na melhoria das condições de vida de pessoas que vivem em situações de vulnerabilidade ou emergência humanitária. No último ano, 600 colaboradores atuaram em 11 estados, além do Distrito Federal, beneficiando mais de 840 mil pessoas. As parcerias estabelecidas com o setor privado, o poder público e a cooperação internacional permitiram a realização de 37 projetos sociais, implementados com o investimento de 91 milhões de reais em 9 temáticas de atuação, incluindo o desenvolvimento de organizações da sociedade civil. Reconhecer, valorizar e estimular a constituição de associações locais e de um tecido social rico em participação e corresponsabilidade faz parte da metodologia de atuação da AVSI Brasil.