Anuncio

Famílias da Guerreira Zeferina são orientadas sobre saída para realização das obras

Moradores começam a desocupar as casas para permitir a requalificação da área

“Para quem não acreditava, aconteceu, é real”. A gerente geral, Lareyne Almeida, se refere à requalificação da comunidade Guerreira Zeferina, realizada pela Prefeitura de Salvador em parceria com a AVSI Brasil.

Os moradores do local começaram a semana com muitos motivos para comemorar. Depois da liberação de Ordem de Serviço, pelo prefeito ACM Neto, as famílias reuniram-se na terça e quarta-feira (14 e 15) com a equipe da AVSI Brasil para conhecer os passos que devem ser seguidos para a saída das casas, durante os 15 meses de realização das obras.

Os encontros aconteceram no Instituto Araketu, que fica ao lado da comunidade, no Subúrbio Ferroviário de Salvador (BA), e contaram com a participação de Juliana Prates e José Carlos Trindade, representando a Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS), Adriana Cardoso e Simone Barreto, Casa Civil.

Com a ajuda da moradora Edileuza de Jesus, Lareyne Almeida instruiu sobre os procedimentos necessários para deixar as casas e receber o auxílio moradia, disponibilizado pelo município durante todo o período das obras. Cada morador tem até o dia 30 junho para entregar as chaves e assinar o Termo de Compromisso, que funciona como uma garantia de futuro retorno à comunidade, em novo lar.

Um passo à frente

Vanessa Correia, integrante do comitê de moradores de Guerreira Zeferina, chegou à comunidade cerca de 4 anos atrás. Na época, estava grávida de seu primeiro filho e seu marido estava desempregado. Comunicativa, simpática e com um sorriso no rosto, ela esbanja felicidade e esperança por essa nova etapa.

“Estou muito feliz. Não vejo a hora de demolir a minha casa. É um sonho, uma casa nova. Quem não sonha em ter uma casa pronta para dizer que é sua? Vou poder chamar as visitas, arrumar do jeito que eu quero. Já estou planejado tudo”, relatou Vanessa.

A representante social da SEMPS que participou dos encontros, Juliana Prates, se emocionou com o que viu. “Hoje eles já confiam no projeto, fiquei emocionada. É o empoderamento social das famílias que vivem aqui, a maioria com a renda média de R$ 300,00. É a possibilidade de esperança de vida”.

Acompanhamento Social

Durante o período das obras, os moradores vão receber toda a assistência da AVSI Brasil. A equipe vai realizar o acompanhamento social das famílias por meio de visitas domiciliares e reuniões com o comitê de moradores.

Além disso, a organização irá atuar para o fortalecimento da comunidade, com a oferta de cursos de capacitação profissional, empreendedorismo e oficinas sobre como administrar o condomínio e as próprias despesas (como água e luz, que os moradores não tinham até o momento). Os interessados contarão com auxílio transporte para participar das atividades.

Serão realizadas ações em 4 eixos para favorecer o crescimento pessoal e profissionalacompanhamento e gestão social da intervenção do projeto;mobilização, organização e fortalecimento social;educação ambiental e patrimonial; e desenvolvimento socioeconômico.

O público-alvo do projeto também vai ter a oportunidade de participar do programa de eficiência energética da Coelba em parceria com a AVSI Brasil. A carreta de atendimento para troca de geladeiras velhas e ineficientes estará no bairro de 28 de junho até 8 de julho. As famílias que se encaixarem nas exigências da concessionária de energia, deverão levar os documentos necessários e apresentar a conta de luz do imóvel alugado onde está morando enquanto são realizadas as obras da comunidade.

As novidades sobre o projeto na Guerreira Zeferina estarão disponíveis num site,que deve ficar pronto em cerca de 2 meses,e no aplicativo de celular, criadoscom o intuito de dar transparência e facilitar a troca de informações