O cheiro de café e pão fresco na cozinha do centro de acolhida Casa Bom Samaritano (CBS) foram parte do cenário de entrega do certificado em panificação para nove acolhidos venezuelanos. A cerimônia marcou a conclusão da 5ª turma do curso de qualificação em preparo de pães, que já capacitou 34 famílias venezuelanas acolhidas na CBS, uma das unidades descentralizadas do projeto social Padaria Artesanal.
Desenvolvido por Lu Alckmin, esposa do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, o projeto promove nutrição e geração de oportunidades de trabalho e renda para populações em situação de vulnerabilidade social. Idealizado há mais de 20 anos em São Paulo, o projeto já implementou 10 mil padarias artesanais, com polos de referência e unidades descentralizadas, todas com investimento da iniciativa privada, e agora segue construindo sonhos em outros estados do Brasil.
“Fico feliz de ver que esse curso vai transformar e alimentar a vida de várias pessoas e, através do que aprenderam, é possível que gerem renda própria também. Junto deles, meu sonho se torna realidade ao levar esse curso para todo o Brasil e, assim, todos possam ter a oportunidade de uma vida melhor”, comenta emocionada a segunda-dama, Lu Alckmin.
O curso de profissionalização soma esforços na promoção da integração socioeconômica de famílias venezuelanas, incentivada pelo projeto Acolhidos por Meio do Trabalho, da AVSI Brasil. A qualificação tem o objetivo de gerar autonomia, uma fonte de renda e alimento a famílias no Brasil. As receitas são elaboradas considerando processos caseiros que podem ser produzidas em qualquer lar, adaptando as técnicas para simplificar a produção dos pães, podendo ser utilizado apenas um recipiente e uma colher para a mistura.
Na cozinha da CBS, o projeto torna refugiados e migrantes multiplicadores de conhecimentos de panificação, com instrução técnica em higiene, empreendedorismo e formalização. “Todos da CBS passam por capacitações como essa para que possam sentir-se mais qualificados para desenvolver seu empreendimento em nosso país. Além da fonte de renda, o curso promove uma integração entre a família no preparo dos pães em casa, sendo um momento de alegria que temos o prazer em compartilhar com todos”, comenta a diretora do IMDH/Fundação Scalabriniana, Irmã Rosita Milesi.
O projeto Padaria Artesanal acontece por meio da parceria entre a Arquidiocese de Brasília, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Senac, Senai, Sebrae e o empresariado da capital federal. Cada centro de formação descentralizada recebe um kit composto por itens para a produção das receitas do projeto, como forno, liquidificador, formas e uma mesa de aço inox.
O projeto Acolhidos por Meio do Trabalho é uma iniciativa da aliança entre a Fundação AVSI e a AVSI USA, implementado pela AVSI Brasil em parceria com o Instituto Migrações e Direitos Humanos, com recursos do Departamento de População, Refugiados e Migração (PRM) do governo dos Estados Unidos.