Curso gratuito é realizado pelo projeto Acolhidos por meio do trabalho e está com inscrições abertas para a última turma de 2020
Mais 59 pessoas que participaram do curso de qualificação para atuar sob o contexto de pandemia, receberam os certificados de conclusão na última quinta-feira (19), em Salvador (BA). A ação contempla jovens e adultos que moram na região de Novos Alagados, no Subúrbio Ferroviário da capital baiana e é realizado pela AVSI Brasil, através do projeto Acolhidos por meio trabalho – que prevê, entre outras ações, a inserção de brasileiros em situação de vulnerabilidade no mercado de trabalho.
Nesta segunda turma, jovens a partir de 15 anos, também puderam participar. O objetivo foi expandir a metodologia de como atuar no contexto da pandemia para quem está iniciando a busca por um trabalho e ainda não tem experiência no mercado.
Tainá Santos, 16, foi uma das jovens que participou da formação e destacou que o curso proporcionou conhecimentos significativos para o seu futuro. Ela também contou que começou a pensar na carreira profissional a partir desta formação. “Agora, penso em ser uma advogada. Antes eu não tinha certeza do que fazer no futuro”, relata.
Para a educadora social do módulo de formação humana, Lisandra Boaventura, a presença de grupos de diferentes idades trouxe maior interação entre os alunos. “O nosso trabalho é motivá-los para que sejam protagonistas das suas histórias, compreendendo quais são as suas qualidades, os pontos que precisam ser melhorados e entendendo de onde eles vêm e a realidade que vivenciam. Considerando que o grupo contou com gerações distintas, a gente conseguiu uma interação muito boa, pois os jovens deram muita abertura para o diálogo e isso motivou todos os participantes”, explica.
Já a auxiliar administrativa, Débora Vivas, 47, contou que poderá passar para frente o que aprendeu na formação. “Eu aprendi muitas coisas que não tinha conhecimento e agora eu posso ensinar sobre a prevenção e os cuidados que a gente pode ter referente à prevenção da COVID”. Débora não está trabalhando atualmente e busca, com o certificado, voltar a atuar no mercado de trabalho a partir da nova qualificação.
O curso
A formação tem carga horária total de 40 horas e encontros realizados de maneira on-line e presencial. Para facilitar o acesso, todos os participantes recebem um chip de celular para que possam assistir as aulas de casa, sem problemas com a conexão.
O cronograma contempla temas de formação humana e cidadã e o impacto das mudanças geradas pela pandemia da COVID-19 sobre os profissionais e o mercado de trabalho. Todas as atividades são monitoradas, visando a prevenção contra o novo coronavírus.
As inscrições para a próxima turma, última deste ano, estão abertas e podem ser feitas, por agendamento através do Whatsapp (71) 99694-5580. Para participar, é preciso ter:
Idade igual ou superior a 15 anos;
Aparelho celular para acompanhar as aulas;
CPF em situação regular;
Comprovante de residência.
A formação é gratuita e exclusiva para moradores da comunidade de Novos Alagados em Salvador (BA).
O projeto
O Acolhidos por meio do trabalho é implementado pela AVSI Brasil e Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH), com o envolvimento da Fundação AVSI e AVSI-USA e financiado pelo Departamento de População, Refugiados e Migração (PRM) do Governo dos Estados Unidos. A expectativa é realizar a entrega de 480 certificados para o público brasileiro até o final do projeto, previsto para setembro de 2021. Em Salvador, 148 pessoas já concluíram o curso Qualificação para atuar no contexto da pandemia. Novas turmas estão previstas para 2021, em Salvador.