Participação, socialização e autonomia são incentivados durante apresentação do espaço
Hoje o projeto Semente de Ciência recebeu uma visita especial. Treze jovens e adultos com deficiência intelectual conheceram as cinco ilhas temáticas do Centro de Difusão de Ciência. O grupo de 26 a 62 anos vive na casa lar do Projeto Lar Social Pleno Cidadão, em Lauro de Freitas, município da Região Metropolitana de Salvador (BA).
A assistente social Luciana Rasteli, que acompanhou o público, conta que alguns deles estudam em escolas de ensino regular e outros em instituições especiais. Ela revela o motivo do empenho para que conheçam espaços diferentes da organização. “Essas atividades favorecem a socialização, fortalecem os vínculos entre eles e proporcionam mais autonomia”, afirma.
As monitoras do Centro de Difusão se empenharam para acolher e ambientar os visitantes. “A linguagem foi mais simples, mas tenho certeza de que captaram a essência do conteúdo, por exemplo, a importância de cuidar do planeta”, assegura Laíris Pereira.
Para a monitora Érica Brito, impressionou a participação do grupo. “É estimulante ver o quanto eles gostaram. Eles participaram mais do que algumas turmas que vem aqui”, revela.
Essa foi a primeira turma de visitantes com necessidades especiais recebida pelo Centro de Difusão. “É uma experiência que envolve não só o profissional, mas também o pessoal. Recebemos tanto carinho, tantos abraços. Foi gratificante”, finaliza Laíris.
O Projeto Lar Social Pleno Cidadão é uma iniciativa da Associação Pleno Cidadão (ASPEC), organização que desenvolve e executa projetos nas áreas de promoção social e desenvolvimento humano. A instituição conta com a parceria do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) para financiar suas atividades.
Agende uma visita
O Centro de Difusão de Ciência recebe crianças e jovens de 04 a16 anos nos turnos matutino e vespertino para aproximar o público das ciências naturais. Casos especiais, como o da casa lar, são analisados e acolhidos pela coordenação do projeto sempre que possível.
Além do Centro, o projeto Semente de Ciência conta um Trailer de Ciência, que percorre o interior da Bahia levando experimentos de física, química e biologia para estudantes dos ensinos Fundamental II e Médio da rede pública.
Os interessados em levar turmas para conhecer o Centro ou receber o Trailer em sua cidade, podem entrar em contato por telefone (71 3555 3359/3355) ou e-mail (eduardo.visco@avsi.org.br) e agendar uma visita.