Considerado um dos momentos mais esperados por parte daqueles que praticam arte marcial, o projeto Guerreira Esportiva promoveu, na sexta-feira (20), a troca de faixas de 11 beneficiários que integram as aulas de judô promovidas pela iniciativa. Implantado na comunidade Guerreira Zeferina, no bairro de Paripe, em Salvador, o projeto, que atua com a execução de atividades esportivas, atende crianças e adolescentes com idade entre 13 a14 anos. Para o desenvolvimento da iniciativa, a AVSI Brasil conta com a parceria da prefeitura de Salvador.
Para receber a nova faixa, os alunos passaram por duas etapas. Foram elas: uma prova escrita, para avaliar o nível teórico sobre o judô, já que compreender a filosofia do esporte, é um dos principais requisitos para mudança de faixa, além do teste prático. Nessa última avaliação, foi testado, de forma individual, o conhecimento técnico de cada um, por meio de golpes de projeção (Nague-waza) e técnicas de imobilização no solo (Ne-waza).
Durante as avaliações, todos os alunos submetidos aos exames obtiveram o rendimento necessário para o avanço da próxima faixa. As novas graduações, assim como o certificado de aprovação, foram entregues pelo Sensei (instrutor/mestre), Matheus Santos Melo. Dos 11 graduados, nove receberam a faixa azul (beneficiários que estão desde agosto de 2022 quando o projeto foi iniciado) e dois a faixa cinza (dada aos alunos que treinam treino há um mês).
“Através dessas atividades é possível demonstrar que existem várias etapas a serem superadas e que, com empenho e dedicação, alcança-se a graduação e o reconhecimento constante. A caminhada do judô é baseada em valorizar as atitudes e as experiências adquiridas pelos alunos durante o desenvolvimento do esporte”, destacou Theka Larangeira, gerente do projeto Guerreira Esportiva.