Diante da necessidade de isolamento social provocada pela pandemia do novo coronavírus o projeto Light Recicla precisou adaptar a sua operação. Com mais tempo dentro de casa, e com os ecopontos do projeto fechados temporariamente, a tendência era de que a produção de resíduos domiciliares aumentasse. Pensando nisso, as equipes do projeto, gerenciado pela AVSI Brasil em parceria com a Light, adotaram todas as medidas de segurança para disponibilizar a coleta em condomínios parceiros da iniciativa.
Para que o trabalho continuasse mesmo em tempos de quarentena, foi desenvolvida uma ação de coleta itinerante do Light Recicla, com a van do projeto, em condomínios que levavam os resíduos recicláveis aos ecopontos. Alguns desses condomínios sãoEdifício Lydia, no bairro de Botafogo, e Edifício Vinte e Um de Agosto, no Humaitá.
“Agradeço muito a atuação do Light Recicla no período de pandemia. Disponibilizaram a retirada direto em nosso condomínio, o que facilitou muito o processo de coleta. Foi muito importante para nós”, relata a beneficiária May Essinger, síndica do Condomínio do Edifício Pollella, no bairro Humaitá, Rio de Janeiro.
O projeto investiu na implantação de medidas de segurança e equipamentos que foram distribuídos aos colaboradores. Foram disponibilizadas máscaras, protetores faciais e álcool gel. Os procedimentos abrangem ao âmbito administrativo e operacional, além disso, as adaptações da logística foi outro grande esforço de planejamento da equipe, afim de atender o maior número possível de clientes que solicitavam a coleta seletiva.
Sobre o resultado dessa forma de operar, o gerente do projeto da AVSI Brasil, Bruno Batista, comenta que “A reciclagem naturalmente já se configura como uma atividade desafiadora. Em tempos de pandemia, o desafio se torna ainda maior, no entanto, igualmente nobre em geração de valores sociais e ambientais. O resultado de todo esforço se traduz nas 287 toneladas de resíduos recolhidas porta a porta entre os meses de março e agosto, reafirmando a importância de um projeto de gerenciamento de resíduos, uma das áreas do saneamento básico, durante a maior crise sanitária da história moderna”.
Conheça melhor o Light Recicla
O Light Recicla faz parte do Programa de Eficiência Energética da Light, regulado pela Aneel. O Light Recicla é um projeto sustentável de geração de renda que troca resíduos recicláveis por bônus na conta de energia elétrica. Desde que foi implementado, em 2011, o programa beneficiou mais de 300 mil clientes, arrecadou mais de 13 mil toneladas de resíduos e quase 100 mil litros de óleo de cozinha usados que seriam descartados sem tratamento adequado e concedeu descontos que ultrapassam R$1 milhão e 900 mil reais em contas de energia de clientes e instituições sociais cadastradas no projeto.
Devido aos avanços do novo coronavírus (Covid-19) e visando proteger a saúde dos clientes e colaboradores, o atendimento nos ecopontos do Light Recicla estava temporariamente suspenso e retornou com suas atividades em agosto de 2020 com postos e horários de atendimento reduzidos e com medidas de higiene redobradas. Para saber mais sobre o projeto, visite o site.