Anuncio

Mãe reencontra seus cinco filhos após quatro anos distante

Por meio de uma iniciativa do UNICEF, em parceria com a AVSI Brasil, os cinco irmãos que vieram da Venezuela foram reunificados no Brasil com a sua família

Depois de quatro anos de muita saudade, cinco irmãos venezuelanos puderam reencontrar sua mãe, que hoje reside em Nazário, município de Goiás. O quinteto, composto por um jovem de 18 anos; gêmeos de 11 anos; uma menina de 16 anos e um menino de 12 anos, saiu de Caracas, na Venezuela, em direção ao Brasil percorrendo mais de 1.200 quilômetros até a fronteira.

Eles chegaram em novembro de 2021 na cidade de Pacaraima, em Roraima, e foram recebidos pela equipe da AVSI Brasil, por meio de uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). O projeto atua com crianças e adolescentes que chegam na fronteira da Venezuela com o Brasil, sozinhos ou sem os seus representantes legais. No começo deste ano de 2022, finalmente, os cincos irmãos puderam realizar o sonho de abraçar a mãe e de serem reunificados com ela.

A assistente social Ana Cláudia, que acompanhou a história dos irmãos, garantiu que entre eles não faltam laços fraternos. “Ao presenciar o zelo, o amor, o cuidado e a proteção do irmão mais velho com os mais novos, tive a certeza que estamos no caminho certo. Eles estão sendo os protagonistas do seu próprio desenvolvimento essa experiência de poder apoiar essa reunificação familiar me recarregou como pessoa e trabalhadora humanitária”, disse.

A AVSI Brasil atua na implementação de uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para garantir a proteção integral de crianças e adolescentes separados e desacompanhados e indocumentados (UASC, na sigla em inglês).  A metodologia consiste na identificação, apoio psicossocial e busca ativa de familiares de crianças e adolescentes desacompanhados, na tentativa de realizar o processo de reunificação familiar. Isso acontece quando é possível encontrar um membro da família no país que possa acolher e assumir a guarda dessa criança ou desse adolescente no Brasil.