Anuncio

Mães em Movimento: fortalecendo laços e saúde no Ciranda Viva

Iniciativa promove bem-estar, inclusão e troca de experiências entre mães de jovens beneficiários, transformando a prática de atividades físicas em uma celebração comunitária.

O Projeto Ciranda Viva tem se destacado na promoção do bem-estar e inclusão das famílias na zona rural de Catu (BA), por meio do projeto “Mães em Movimento”. Iniciado em 2022, a ação já conta com a participação de cerca de 30 mães de jovens beneficiários de outros projetos do Programa Ciranda Viva, incentivando a adoção de práticas de vida mais saudáveis e a integração entre mães e filhos.

As aulas conduzidas pelo professor de educação física Gleidielson Costa visam melhorar a saúde, com ganho de flexibilidade e resistência física, através de exercícios funcionais. Os treinos dinâmicos simulam movimentos do cotidiano, promovendo uma maior conscientização corporal e qualidade de vida.

Além da prática esportiva, o projeto “Mães em Movimento” busca fortalecer os laços comunitários, propiciando um espaço saudável de convivência entre as mães, com a troca de experiências e de apoio mútuo. “Fico sempre na expectativa pela chegada da quarta-feira, que se tornou o melhor dia da minha semana. A equipe é extremamente acolhedora, e o professor nos dá muita atenção, contribuindo para o nosso bem-estar físico, mental e emocional”, compartilha Elisângela Soares, beneficiária do projeto.

Gleidielson Costa destaca que “a atividade esportiva proporciona inúmeros benefícios, tanto físicos quanto emocionais. Ao envolver essas mães, estamos oferecendo uma oportunidade para que cuidem de si mesmas, fortaleçam sua autoestima e sirvam de exemplo para seus filhos.”

Além da aquisição de hábitos saudáveis, a participação ativa das mães reforça o vínculo entre a comunidade e as iniciativas sociais oferecidas pelo Programa Ciranda Viva, criando uma rede de apoio essencial para o desenvolvimento de todos.

O programa Ciranda Viva é realizado pela AVSI Brasil graças ao investimento social da Petroreconcavo e Ferbasa. Além disso, conta também com a parceria da Prefeitura Municipal de Catu, por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).