Anuncio

Mais de 3.600 refugiados e migrantes venezuelanos foram interiorizados com apoio do projeto Acolhidos no processo de integração socioeconômica no Brasil

Implementado pela AVSI Brasil, as ações apoiam os serviços da Operação Acolhida para a estratégia de interiorização nas modalidades de vaga de emprego e abrigo

Refugiados e migrantes venezuelanos chegam ao Brasil em busca de um novo começo e oportunidades para realizarem seus sonhos, onde a esperança é o principal sentimento guia. Acolhendo esta comunidade, a AVSI Brasil atua através do projeto Acolhidos Por Meio Do Trabalho em apoio ao processo de interiorização (deslocamento voluntário) de Boa Vista (RR) para outras regiões do país, onde há oportunidade de trabalho, incentivando a integração socioeconômica no Brasil.

Desde 2019, já foram interiorizadas 2.495 pessoas por meio de Vaga de Emprego Sinalizada (VES) e outras 662 na modalidade institucional (abrigo-abrigo), com destino à Casa Bom Samaritano, em Brasília (DF). Os processos acontecem no âmbito da Operação Acolhida, reposta humanitária para o fluxo migratório coordenada pelo Governo Federal.

Ainda em Boa Vista, as famílias em processo de interiorização participam de sessões informativas promovidas pela equipe do projeto Acolhidos. “Através dessas ‘pequenas’ ações nós conseguimos impactar no futuro de várias pessoas para que elas consigam ter acesso a uma melhor qualidade de vida, estando inseridas na rede de apoio que o Brasil oferece”, comenta o supervisor operacional do projeto Acolhidos em Roraima, Jammerson Conceição.

Durante as sessões são abordados temas como o ramo de trabalho da empresa que está realizando a contratação, com apresentação audiovisual para ilustrar as atividades diárias no trabalho, informações sobre as peculiaridades e características da cidade de destino. Também são destacados temas como direitos e deveres do trabalhador, prevenção ao trabalho análogo à escravidão, denúncia de violência, direitos trabalhistas e desigualdade econômica.

Para a família de Anthony José Olivares, interiorizado pela Vaga de Emprego Sinalizada (VES), o apoio oferecido pelo projeto Acolhidos é fundamental para promover a oportunidade de um novo começo no país.

“Tive algumas dificuldades durante o trajeto de saída do meu país, Venezuela, até o Brasil, mas ao chegar em Boa Vista tive a oportunidade de conhecer a organização AVSI Brasil e solicitar o processo de interiorização. Agradeço a equipe do projeto Acolhidos da AVSI Brasil, que me ajudaram desde o início e, assim, tive a oportunidade de conseguir um emprego. Hoje eu digo que, com esse apoio, eu já estou realizando uma parte dos meus objetivos que vim realizar aqui no Brasil”, destaca Anthony.

O PROJETO ACOLHIDOS POR MEIO DO TRABALHO

As ações do projeto são uma iniciativa da aliança entre a Fundação AVSI e a AVSI USA, implementado pela AVSI Brasil em parceria com o Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH), com recursos do Departamento de População, Refugiados e Migração (PRM) do governo dos Estados Unidos.