Moradores participaram de uma caminhada neste sábado (29), durante o encerramento do Mês do Bem. A ação que aconteceu durante todo o mês de agosto, promoveu atividades gratuitas que ocuparam espaços públicos e instituições dos bairros Jardim Teresópolis, Vilas Bemge e Recreio, em Betim (MG). A iniciativa teve seu encerramento celebrado por todos os participantes, que durante a caminhada carregaram faixas com mensagens de paz e o incentivo de fazer o bem.
No final do trajeto, uma rua de lazer, oferecida pela Associação Clubinho Amigos e Amigos e a Creche Recriar, com cama elástica, piscina de bolinhas, totó, pipoca e algodão doce esperava as crianças. O público também se encantou e divertiu com a apresentação da percussão do Árvore da Vida. Para a fundadora do Clubinho Amigos e Amigos, Marli Alves, conhecida como tia Marli, o balanço das atividades foi positivo. “O Mês do Bem foi uma oportunidade para as nossas instituições se envolverem ainda mais com a comunidade, realizando mais atividades, e para mostrarmos que acreditamos e podemos fazer uma comunidade melhor”, pontuou Marli.
Luta em forma de arte
Também no sábado, a Campanha de Valorização do Direito da Mulher, realizada pelo programa Árvore da Vida dentro do Mês do Bem mobilizou mulheres da comunidade a participarem de uma intervenção urbana.
Com o auxílio de um artista da região, elas concluíram a grafitagem de parte do muro da Escola Estadual Professora Lourdes Bernadete da Silva, gravando os principais lemas e cores da campanha. Carmem Maria de Carvalho, moradora do Teresópolis e membro do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), fez questão de deixar sua marca no muro. “Gosto muito de participar do que acontece na comunidade e de estar informada”, conta.
Pedágio do Bem
Os motoristas que passaram pela Avenida Belo Horizonte, uma das mais movimentadas do bairro Jardim Teresópolis, em Betim, no dia 24 de agosto, entre 9h e 12h, foram parados em um pedágio diferente. Ao invés de pagarem uma taxa, os condutores receberam mensagens de paz e panfletos com informações sobre projetos desenvolvidos na região para melhorar a vida na comunidade. A intervenção contou também com a apresentação da banda local Ministério Novos Céus.
Ana Paula Neres é moradora do Jardim Teresópolis há 30 anos e organizou o Pedágio do Bem. “Precisamos mostrar que a nossa comunidade tem arte, cultura e capacidade para promover boas ações”, pontuou a moradora. O Pedágio do Bem foi uma das atividades promovidas durante o Mês do Bem, que teve outras duas edições nos dias 3 e 12 de agosto.