Anuncio

Moradores do subúrbio ferroviário de Salvador participam da Semana especial de atividades

Durante uma semana foram realizados workshops, palestras e oficinas com temas nas áreas de saúde, beleza, educação e trabalho

“A semana do protagonismo mostrou a riqueza do subúrbio. Eu me senti inspirado a acreditar que eu também posso chegar em lugares altos como muitas pessoas daqui chegaram”. Assim o jovem Luiz Silva, 20 anos, descreveu sua experiência no evento Semana do Protagonismo: Vozes do Subúrbio, que aconteceu na última semana no Centro de Orientação da Família (COF), em Salvador (BA).

Mais de 240 pessoas passaram pelo COF e participaram de ações diversas que aconteceram durante toda a semana. A programação foi dividida em 5 temas centrais que, segundo a psicóloga e coordenadora de formação técnica, Débora Oliveira, foram traçados a partir das necessidades locais: “No geral, a nossa ideia foi trazer ao pessoal da região temáticas e serviços que são de difícil acesso. Por exemplo, trouxemos atendimento com médico clínico porque os postos daqui estão sem esse tipo de profissional”.

Além de saúde, o evento contou com workshops de beleza, oficinas de currículos, palestras sobre empreendedorismo, educação financeira, redação e meios de ingressar no ensino superior a partir de bolsas e financiamento. Na sexta-feira, 01, o evento foi encerrado com um sarau musical que reuniu a equipe técnica, voluntários e jovens aprendizes.

Atendimento de Barbearia

Ainda segundo a coordenadora de formação técnica do projeto, o evento foi esquematizado a partir de cada formatura que acontecia. Desde 2020, mais de 900 pessoas foram certificadas em cursos profissionalizantes de diversas áreas. “Nós desenhamos o evento a cada reunião pedagógica, sempre que tínhamos uma formatura também tínhamos uma reunião. Foi uma semana incrível onde conseguimos trazer para as pessoas a ideia da valorização da voz do subúrbio e trazer para eles que essa voz tem vez, tem que ser ouvida, e que isso precisa partir deles”.

A iniciativa foi realizada através do projeto Acolhidos por Meio do Trabalho, que prevê a inserção de brasileiros em situação de vulnerabilidade no mercado de trabalho, entre outras ações. O evento marcou o encerramento da primeira fase do projeto que realizou uma série de formações profissionais para jovens e adultos de Novos Alagados durante dois anos.

“Durante a semana do protagonismo foi possível perceber que no subúrbio ferroviário de Salvador existem muitas potências. Esse trabalho tem sido muito importante para mim porque tem dado sentido e significado para aquilo que eu tenho buscado enquanto assistente social”, declarou Fernanda Borges que faz parte do programa de voluntariado externo da AVSI Brasil e trabalhou no suporte do evento.

Segunda fase

Durante o seminário de encerramento do projeto que aconteceu no último dia 29, em Brasília, foi confirmada a extensão das atividades do Acolhidos por Meio do Trabalho por mais dois anos. Para a capital baiana, estão previstos novos cursos profissionalizantes que contemplarão áreas já conhecidas como design de sobrancelhas e helpdesk, mas também novos temáticas como educação financeira e auxiliar administrativo.

O projeto

O Acolhidos por meio do trabalho é um projeto implementado pela AVSI Brasil, em parceria com o Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH), a Fundação AVSI e a AVSI-USA, com o financiamento do Departamento de População, Refugiados e Migração (PRM) do Governo dos Estados Unidos.