Anuncio

MULHERES DA REGIãO DE NOVOS ALAGADOS TERãO CURSO GRATUITO FOCADO NO PERFIL DO NOVO PROFISSIONAL EM MEIO à PANDEMIA

Aulas serão realizadas em modo semipresencial. Participantes receberão certificado e apoio na busca de um emprego

Um dos maiores efeitos observados nos últimos meses, durante a pandemia do novo coronavírus, ocorreu sobre o mercado de trabalho. Diversos setores tiveram que se readequar a uma realidade singular, observando novas regras de distanciamento social, higienização de produtos, saúde dos funcionários, além de optar por muita criatividade para atrair ou manter seus clientes. Se por um lado, muitas empresas adotaram o estilo home-office e passaram a contar com a colaboração dos funcionários dentro de suas próprias casas; por outro, muitos profissionais precisaram de versatilidade para se adaptar às exigências do novo mercado de trabalho.

Para quem está sem ocupação no momento, a situação parece mais complicada, mas é preciso estar atento ao perfil do novo profissional que está sendo desenhado neste momento. Frente a este cenário a AVSI Brasil abre inscrições para um curso profissionalizante que irá capacitar mulheres em situação de vulnerabilidade e dará suporte na prospecção de possíveis oportunidades de emprego para quem concluir o curso. A atividade faz parte do projeto Acolhidos por meio trabalho que prevê, entre outras ações, a inserção de brasileiros em situação de vulnerabilidade no mercado de trabalho.

Neste momento as aulas serão exclusivamente para mulheres da comunidade de Novos Alagados, no Subúrbio Ferroviário de Salvador (BA) – região de extrema vulnerabilidade onde os moradores enfrentam desafios para inserção e qualificação profissional. Durante quatro semanas as alunas irão receber capacitação sobre formação humana e cidadã com profissionais da área de psicologia e pedagogia, além de um conteúdo específico sobre o impacto do novo coronavírus no ambiente de trabalho, que será ministrado por profissionais da área de enfermagem.

Segundo a psicóloga e Coordenadora de Formação Técnica do curso, Débora Oliveira, serão abordados assuntos específicos como higienização, comportamento em meio à pandemia e temas sobre o que sociólogos qualificam como “o novo normal”. “Muitos aspectos relacionados ao mercado de trabalho estão em plena transformação com a pandemia e essas alunas irão receber uma qualificação que pode lhes proporcionar um perfil diferenciado e de destaque frente a essa realidade”, explica.

O Curso

As aulas acontecerão durante quatro semanas, de forma semipresencial, com duração total de 40 horas, sendo que 20 horas serão on-line. Para facilitar o acesso, as participantes receberão um chip de celular para que possam assistir as aulas de casa, sem problemas com a conexão. As demais 20 horas serão divididas entre atividades complementares domiciliares – com exercícios propostos em uma apostila, que será entregue no início das aulas – e encontros presenciais, previamente agendados e de acordo com as orientações estipuladas pelo poder público municipal. Todas as atividades serão monitoradas, visando a prevenção contra o novo coronavírus.

O curso será composto por oito turmas diárias, com capacidade máxima de 20 alunas em cada turma, totalizando 160 participantes por mês. Novas turmas estão previstas para os meses de outubro e novembro e a expectativa é que em dezembro, 480 mulheres tenham passado pela formação.

A coordenadora explica que o diferencial do curso será o acompanhamento de uma profissional que irá atuar dando suporte na busca de uma vaga de emprego durante as aulas. “Teremos uma auxiliar que irá identificar possíveis oportunidades junto ao mercado de trabalho local para a recolocação profissional de alunas que concluírem o curso”, explica.

O projeto Acolhidos

Acolhidos por meio do trabalho é implementado pela AVSI Brasil – ONG com sede em Salvador e que atua desde 2007 na gestão de projetos sociais em diferentes áreas de desenvolvimento e emergência humanitária no Brasil –  Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH), com o envolvimento da Fundação AVSI e AVSI-USA e financiado pelo Departamento de População, Refugiados e Migração (PRM) do Governo dos EUA. Além de inserção no mercado de trabalho, o projeto também prevê certificação de habilidades técnicas para brasileiros em situação de vulnerabilidade. Conheça mais ações neste link