Espaço esportivo irá beneficiar crianças e jovens de 4 a 17 anos no contra turno escolar
A manhã de ontem foi de felicidade para as crianças e jovens da zona rural de Catu, recôncavo baiano. Eles presenciaram a inauguração da quadra poliesportiva, aguardada com grande expectativa pelos moradores das comunidades de Pedras, Flechas e Veadinho, no município de Catu, a 70 Km de Salvador (BA).
A quadra irá beneficiar o público de 4 a 17 anos com os projetos Ciranda Esportiva (com o patrocínio das empresas PetroRecôncavo e Ferbasa, via fundo incentivado) e Ciranda Educativa (patrocinado pela PetroReconcavo). Ambos contam com a parceria da Prefeitura e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Catu.
“No município de Catu, dificilmente você vai encontrar algo semelhante”, de acordo com Davi Carvalho, gerente jurídico-administrativo da Petrorecôncavo. “O mais importante para nós é ver que as pessoas da comunidade têm se dedicado a ajudar a construir, ajudar a conservar o espaço que na verdade é pra eles”, complementa.
A diretora da Escola Municipal São José, Osmarina Jesus, conta que nas escolas da região o espaço para recreação é pequeno e sem abrigo para o sol e a chuva. “Sempre foi um sonho ter um espaço assim. Agora nós temos. Hoje eu vi realizado um sonho meu, de todos os alunos e das comunidades em geral”, relata.
Mãe de dois filhos, de 8 e 14 anos, Eugênia Santos expressa o motivo da sua alegria em relação ao espaço. “É uma coisa que a gente não teve e eles têm a oportunidade de ter. A gente tem que abraçar”, enfatiza.
Segundo as educadoras das escolas municipais, que acompanharam suas turmas, todos estavam ansiosos para ver a quadra pronta. “Estão bem entusiasmados, felizes! No caminho pra cá, eles perguntavam: ‘já pode jogar?’”, lembra a professora Vilma Oliveira.
A programação do evento contou com apresentações de dança e coral da região. No turno da tarde, as crianças e os jovens estrearam a quadra com partidas de futebol.
Participaram da inauguração um público de cerca de 300 pessoas, incluindo crianças e jovens, seus familiares, professoras, profissionais da PetroRecôncavo, além de parceiros e autoridades locais. Para compor a mesa, foram chamados Marcelo Magalhães, diretor presidente da PetroReconcavo, Daniel Rocha e Rafael Cunha, ambos da Petrorecôncavo, a gerente geral da AVSI Brasil na Bahia, Lareyne Almeida, o prefeito de Catu, Geranilson Requião, a secretária de Educação, Ana Teixeira, a representante do CMDCA, Vilma Carneiro, e as líderes comunitárias Daniela Gonçalves e Edna Silva.
Educação e Esporte
Na quadra poliesportiva vai funcionar o projeto Ciranda Esportiva, com aulas de futebol, handball, basquete e vôlei (para público de 7 a 12 anos) e judô (dos 13 a 17 anos). Os pequenos, de 4 a 6 anos, vão participar do projeto Ciranda Educativa, com atividades na horta ao lado da quadra e ações de segurança alimentar incluindo os alunos das duas escolas municipais de Catu: João de Deus e São José Araújo.
Incentivando o público do evento, a gerente Lareyne Almeida lembrou que “o esporte traz uma oportunidade de amizade, de educação e sobretudo de superação. Aproveitem esse espaço, porque vocês hoje são comunidades muito privilegiadas por ganhar um equipamento lindo desse. Disputem os campeonatos, porque daqui a alguns anos eu quero ver algum esportista, quem sabe medalhista, que saiu aqui da região de Catu”.
O diretor presidente da PetroReconcavo se mostrou esperançoso com o funcionamento dos projetos. “A gente viu nas olimpíadas que a primeira medalha de ouro do Brasil veio de uma judoca que partiu de um programa social. Essa é apenas uma primeira etapa. Ainda temos muita coisa a fazer e espero que a gente consiga dar muitos passos”, finalizou Marcelo Magalhães.
Além das crianças e jovens, a quadra poliesportiva poderá ser utilizada por adultos das comunidades de Pedras, Flechas e Veadinho. A equipe dos projetos está organizando com as lideranças das comunidades as normas de funcionamento e utilização do espaço.