Iniciativa traz desenvolvimento social, ambiental e econômico para o agreste de Pernambuco por meio do reuso de água para a agricultura
A parceria entre a Fundação Banco do Brasil (FBB) e a AVSI Brasil vai trazer para a população de Jucati, município de clima semiárido localizado no agreste de Pernambuco, o projeto Jucati sustentável: bioágua, agroecologia e nutrição, que visa contribuir para o desenvolvimento sustentável – social, ambiental e econômico – do local, através da promoção de práticas relacionadas à segurança alimentar.
A iniciativa se propõe a contribuir com a redução da pobreza rural por meio de ações voltadas ao reuso de águas domésticas para a agricultura familiar, assim como da promoção à agroecologia e à educação alimentar. Dentre as atividades, está a realização de oficinas de capacitações, assistência técnica às famílias cadastradas e execução de um diagnóstico da realidade local.
O projeto também pretende realizar a construção de 22 sistemas de bioágua familiar, disponibilizando junto à própria comunidade uma nova e importante fonte de irrigação para a agricultura familiar. Os agricultores, que serão capacitados e participarão do processo construtivo, poderão manter o plantio durante todo o ano e não apenas nos meses em que há chuva, como ocorre atualmente.
Estão previstas, em 12 meses, atividades de mobilização dos Conselhos e Associações Rurais, além de ações diretas de execução de obras. O projeto também vai disponibilizar uma assistência técnica voltada ao uso e à manutenção do bioágua e assessoria voltada à agroecologia. Vão ser realizadas campanhas e atividades educativas com foco na educação alimentar e nutricional de famílias junto a 20 escolas.
Além das famílias, escolas e alunos a serem beneficiados diretamente, o Jucati sustentável envolverá o governo local, por meio de suas secretarias de educação, assistência social e agricultura, assim como a sociedade civil por meio dos Conselhos de Desenvolvimento Rural e Sustentável (CMDRS).
A AVSI Brasil já está presente em Pernambuco, realizando outras iniciativas, inclusive semelhantes ao Jucati Sustentável, como o projeto Segurança Alimentar e Nutricional. No estado, é a única instituição a executar, nesta escala, iniciativas com foco no bioágua, agroecologia e segurança alimentar. Para a gerente geral da AVSI Brasil em Pernambuco, Ana Maria Bianchi, a parceria com a Fundação Banco do Brasil trará grande benefício aos que convivem com a seca. “É preciso que a gente comece a disseminar soluções para que as pessoas não precisem abandonar suas comunidades e nem suas atividades produtivas devido, por exemplo, às questões adversas do clima. O bioágua é uma destas alternativas para as famílias agricultoras do semiárido”, ressalta Bianchi.