O incentivo da família é fundamental para o processo educativo
Envolver as famílias no processo educativo dos jovens. Este foi o objetivo dos encontros entre a equipe do Semeando Ciência no Pacto Pela Vida e os familiares dos jovens participantes do projeto em Fazenda Coutos, Nordeste de Amaralina e Itinga, bairros de Salvador e região metropolitana.
Os encontros ocorreram nos meses de novembro e dezembro (dias 25/11, 04/12 e 09/12), em Bases de Segurança Comunitária e colégios da região. O coordenador do projeto, Danilo Holzmann, conduziu as reuniões e contou com a colaboração dos professores Aline Vilela, Mário Luciem e Cássio Leal, além da psicóloga Fernanda Firmo.
Além da equipe do Semeando Ciência, nas reuniões de Fazenda Coutos e Nordeste de Amaralina estiveram presentes representantes da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (SEDES), Luciana Rasteli e Jabes Soares.
Diálogo
Reconhecimento e incentivo ao desempenho dos jovens foram alguns dos pontos discutidos, além da importância da parceria entre a equipe e os familiares, para que os jovens cresçam através do projeto.
O coordenador do Programa Jovens Baianos, Jabes Soares, agradeceu aos familiares por acreditar na capacidade do projeto e nos benefício que a iniciativa pode trazer para a vida dos alunos.
Para o coordenador do projeto não é possível pensar em uma iniciativa para jovens sem considerar o que é essencial para eles: a família. O apoio dos familiares é fundamental nesse processo, por isso, convidou os pais a incentivar a formação de seus filhos. “Se o jovem opta por estar aqui é porque a família já fez um caminho”, pontuou Danilo Holzmann.
Silvia Regina Lessa, mãe da jovem Amanda, 16 anos, contou que está bastante satisfeita com a evolução da filha no curso. “Quero agradecer a vocês pela qualificação que estão dando para ela”, finalizou Silvia.
O avô do jovem Deivison dos Santos, 16 anos, o senhor Alberto dos Santos, falou da crença que tem no projeto e na equipe. “Eu acredito em vocês e acredito no projeto, porque vocês são o projeto”, concluiu.
No final das reuniões, os pais tiveram a oportunidade de conversar com cada professor sobre o desempenho de seus filhos.