Com o propósito de proteger crianças, adolescentes e suas famílias, além da melhoria do acesso à água, promoção da higiene e proteção para prevenção e controle da Covid-19, a AVSI Brasil realizará intervenções em 39 municípios do Semiárido brasileiro. Em parceria com o UNICEF, a ação contemplará oito municípios na Bahia, oito em Pernambuco e 23 no Ceará.
O projeto tem como base a estratégia SAFE, criada pelo UNICEF em agosto de 2020, que consiste no apoio à educação para reabertura segura das escolas, apoio à continuidade dos serviços de saúde de forma segura e esforços para garantir que famílias vulneráveis tenham acesso a itens de higiene e a informações sobre prevenção do novo coronavírus.
Nesse sentido, a AVSI Brasil irá atuar como parceira implementadora junto ao UNICEF, oferecendo aos municípios assistência técnica, instrumentos de autoavaliação, capacitações e entrega de kits de higiene e EPIs para a reabertura e manutenção de serviços de educação e saúde em combate à Covid-19. Também serão desenvolvidas atividades de comunicação à população sobre os riscos, as formas de prevenção, os aspectos relacionados à água, higiene e saneamento para prevenção e controle de infecções.
“O Programa Resposta à Covid-19 no Semiárido é de suma importância para o contexto atual, pois irá atender em caráter emergencial uma população em maior necessidade, em especial crianças e adolescentes vulneráveis do Semiárido afetados pela escassez de água e pela situação humanitária de altos índices de contaminação por Covid-19, contribuindo para a continuidade dos serviços essenciais dos municípios contemplados e mitigando o impacto da crise”, contextualiza Joanna Orrico, Assessora Estratégica da AVSI.
Alinhada à Agenda 2030 das Nações Unidas, a iniciativa contribui com os seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: ODS 3 (Saúde e Bem-Estar), ODS 6 (Água e Saneamento), ODS 10 (Redução das Desigualdades) e ODS 17 (Parcerias e meios de implementação).