O segundo dia do Encontro Formativo 2023.1 da AVSI Brasil realizado nesta terça-feira (7) foi marcado por diferentes atividades de campo. E, dentre as principais do dia, esteve a apresentação sobre a atuação da Operação Acolhida na Brigada Militar, em Boa Vista (RR), feita pelo general Sérgio Schwingel, comandante da Força-Tarefa Logística Humanitária.
“A Operação Acolhida é a mão amiga estendida aos nossos irmãos venezuelanos. É um trabalho feito em conjunto com todos os parceiros envolvidos, inclusive a AVSI Brasil”, explicou Schwingel durante a apresentação.
“A AVSI não somente executa bem, mas também sabe se adaptar. É um parceiro que não perde o controle da situação, assume suas responsabilidades e faz a diferença”, declarou Sara Angheleddu, chefe dos escritórios do ACNUR em Boa Vista e Manaus, que acompanhou e contribuiu com esse momento do Encontro Formativo.
Também na manhã desta terça, os colaboradores participantes do evento conheceram o Posto de Interiorização e Triagem (PITRIG) em Boa Vista, guiados pelo chefe do local, Major Zago. A estrutura é um importante ponto de apoio em que parceiros realizam diversas ações voltadas ao registro e documentação de migrantes e refugiados da Venezuela que chegam no Brasil.
À tarde, os participantes visitaram os abrigos geridos pela AVSI Brasil em parceria com a Força-Tarefa e o ACNUR, entre eles Rondon 1, Rondon 5 e abrigo indígena Waraotuma a Tuaranoko.
O Encontro Formativo, promovido pela primeira vez no estado de Roraima, segue com momentos de diálogo entre equipes, incluindo grupos de trabalho para discutir os desafios enfrentados no dia a dia dos projetos, nos processos internos e na gestão de pessoas.