A APAC Feminina de Frutal (MG) foi cenário da cerimônia de abertura do percurso formativo profissionalizante do Projeto Libélula, no mês de junho. O evento contou com a participação de representantes da AVSI Brasil, FBAC, APAC anfitriã e mulheres em cumprimento de pena privativa de liberdade, bem como a equipe administrativa da instituição, autoridades e parceiros, totalizando cerca de 60 pessoas.
A AVSI Brasil promove e organiza as etapas de formação do projeto, assim como a cerimônia de inauguração, articulando com a APAC local a logística e dinâmica do evento. Este esforço evidencia a atuação na busca por melhorias para as APACs, proporcionando um direcionamento do eixo de atuação Justiça e Prevenção da Violência para o fortalecimento desse modelo de cumprimento de pena, focado na humanização da condenação e na dignidade da pessoa privada de liberdade.
Déborah Amaral, gerente geral da AVSI Brasil em Minas Gerais, destacou a importância do Projeto Libélula:“É uma alegria poder trazer o Libélula para Frutal, em um espaço voltado exclusivamente para o público feminino. Em Frutal, já há um perfil muito voltado à confecção, então esse curso, que começa hoje e vai até o final do mês de julho, vai potencializar ainda mais essa área que as recuperandas já vêm desenvolvendo. Será muito importante se especializar na área da confecção de uniformes hospitalares, que é um nicho específico de mercado.”
As cerimônias de abertura e encerramento do Projeto Libélula são especialmente marcantes, pois muitas mulheres participam pela primeira vez de um evento criado para elas, dado que suas vidas e histórias são permeadas de dificuldades. Na cerimônia de abertura no município de Frutal, autoridades do sistema de Justiça, como juízes e promotores, puderam direcionar suas palavras às recuperandas, demonstrando preocupação e zelo com um cumprimento de pena digno e atento às particularidades das mulheres no cárcere. Esse movimento de gerar expectativa nas beneficiárias é fundamental para criar compromisso com todas as etapas do curso, além de lembrá-las de que muitas pessoas e instituições estão torcendo para que possam reestruturar suas vidas.
O evento contou com a presença de diversas autoridades, incluindo dr. Gustavo Moreira, juiz de Direito; dr. Rogério Toledo, promotor de Justiça; dra. Aline Silva Barros, promotora de Justiça na Comarca de Frutal; Tatiana Farias, diretora geral da FBAC; Déborah Amaral, gerente geral da AVSI Brasil em Minas Gerais; Wescley Mariano Pinheiro Lopes, inspetor de metodologia da FBAC responsável pela APAC Feminina de Frutal; Paula Queiroz Vieira, gestora das APACs de Frutal; e pe. Natanael Souza, presidente das APACs de Frutal.