Com a finalidade de contribuir com a preservação da arte cultural, o Programa Básico Ambiental Quilombola (PBAQ), realizado e financiado pela Neoenergia e executado através de contrato com a AVSI Brasil, tem promovido aulas de capoeira, na zona rural da localidade de Queimada Nova, no Piauí.
Atualmente, 27 alunos entre crianças, jovens e adultos, com idade de 3 a 60 anos, participam do curso de capoeira realizado aos sábados e domingos. A capacitação oferecida pelo projeto social PBAQ tem duração de 12 meses e, desde a implementação da iniciativa, em novembro de 2022, mais de 50 pessoas foram beneficiadas com as aulas destinadas à população quilombola Sumidouro.
“Além da compensação ambiental, a promoção das aulas de capoeira atende as necessidades e os pedidos da comunidade de salvaguardar esta arte cultural, de educar e formar pessoas para difundir e massificar os conhecimentos ancestrais da sabedoria oral e a prática da capoeira de quilombo”, explicou Aracelle Costa, coordenadora do Programa Básico Ambiental Quilombola.
Para participar das atividades, basta ser pertencente a comunidade quilombola Sumidouro. As inscrições podem ser feitas na sede da Associação de Moradores da Comunidade Sumidouro. As aulas são ministradas pelas professoras de atividades físicas e capoeiristas Lucicleia Domiciano dos Santos e Marcília Rodrigues de Sousa, que também pertencem à comunidade.
Programa Básico Ambiental Quilombola
O projeto tem como objetivo a execução das linhas de ações do Programa Básico Ambiental Quilombola da comunidade rural quilombola Sumidouro em Queimada Nova (PI), visando amenizar os impactos do empreendimento, além de conscientizar a população e trabalhadores acerca de questões ambientais e sociais e contribuir para melhoria dos padrões de qualidade de vida e saúde da população do Sumidouro.