Anuncio

Programa Ciranda Viva contribui com desenvolvimento integral de mais de 300 crianças da zona rural de Catu

Iniciativa desenvolve atividades esportivas, educativas e pedagógicas para moradores das comunidades de Pedras, Flechas e Veadinho.

Implementado em 2014, o Programa Ciranda Viva, que tem como objetivo contribuir com o desenvolvimento integral e com a formação pessoal e qualidade de vida de crianças e adolescentes da zona rural do município de Catu, já atendeu mais de 300 moradores das comunidades de Pedras, Flechas e Veadinho.

Atualmente, 175 garotas e garotas com idades entre 04 e 17 anos, integram o projeto que atua com ações educativas, esportivas e pedagógicas. Dentre elas, está o Ciranda Esportiva, que, com aulas de futsal, handebol, além de atividades lúdicas e jogos cooperativos, incentivando à prática esportiva como um dos pilares fundamentais para a qualidade de vida e formação do cidadão.

Para o desenvolvimento das ações, a iniciativa, executada pela Associação Voluntários para o Serviço Internacional Brasil (AVSI Brasil) e financiada pela PetroReconcavo e pela Ferbasa, conta com parcerias fundamentais, dentre elas, a da prefeitura de Catu através da Secretaria de Educação, que fornece transporte para que os alunos do Ciranda Viva possam se deslocar das suas casas até o Centro Esportivo onde as atividades são desenvolvidas.

“Os projetos que vem sendo executados pela AVSI, são essenciais para o desenvolvimento dessas crianças e adolescentes, sobretudo, pela possibilidade de oportunizar vivências enriquecedoras oportunizando o reconhecimento, a valorização e a transformação das suas histórias. Nesse sentido, a parceria com o munícipio por meio da Secretaria de Educação é fundamental para que as atividades aconteçam”, destacou  Aline Brito, gerente dos projetos.

Educação ambiental e a segurança alimentar também são temáticas desenvolvidas pela iniciativa. Destinado a alunos com idades de 4 a 6 anos, o Ciranda Educativa desenvolve atividades socioeducativas sobre educação ambiental e segurança alimentar através do cultivo de horta.

Durante a realização das atividades, as crianças e adolescentes são supervisionadas e acompanhadas por colaboradores da AVSI Brasil. Ao todo, nove pessoas integram o quadro de profissionais formado por uma gerente que é também assistente social, dois professores de educação física, uma técnica agrícola, uma pedagoga, uma psicóloga, uma auxiliar de serviços gerais e duas estagiárias.

Também fazem parte do programa, o projeto Ciranda de Leitura, que por meio do programa de apadrinhamento dos colaboradores da Petroreconcavo, contribui de forma complementar à educação formal, através do reforço escolar.

Além das atividades com as crianças e adolescentes, também vem sendo desenvolvido o projeto ‘Mães em Movimento’ voltado prioritariamente para mães de beneficiários dos projetos anteriores. Esta iniciativa contribui com qualidade de vida das mulheres, além de contribuir com o maior engajamento nas ações dos projetos por meio de atividades esportivas. “Eu vejo o bom desenvolvimento da minha filha. Ela fala que não quer perder um dia de esporte. Me sinto feliz por também me acolher, já aprendi muitas coisas boas nas atividades físicas que ajudou na minha saúde e também na dela”, disse Eliane de Jesus, mãe de Kaline, beneficiária do Ciranda Esportiva.