Em comemoração à ampliação do Programa Viva Sabiá foi promovida uma solenidade na associação de moradores da comunidade de Monte Alegre I situada no município de Upanema, no Rio Grande do Norte. Nesta nova fase, o projeto irá expandir tecnologias sociais e de convivência com o Semiárido com foco no acesso à água para consumo doméstico, humano e agroecológico. Para a realização do projeto a AVSI atua como parceiro implementador do programa Viva Sabiá, responsável por executar as ações que tem por finalidade transformar realidades de diversas famílias do semiárido potiguar.
Nesta segunda fase do programa, as tecnologias que estão sendo implementadas são 60 cisternas, 30 sistemas de Bioágua e 60 Aqualuz (tecnologia que purifica a água através da luz solar). Ao todo, mais de 450 pessoas estão tendo o direito de consumir água potável, ter água para o consumo doméstico podendo reusá-la para a agricultura sustentável. Com a ampliação do Programa mediante parceria com a Fundação Banco do Brasil, 210 pessoas serão beneficiadas com cisternas e 960 mil litros no armazenamento de água para o consumo domiciliar, acabando com a dependência do carro-pipa.
Ainda nesta fase de ampliação, estão sendo feitos 30 sistemas de Bioágua Familiar com apoio a uma Unidade Produtiva Agroecológica. O Bioágua reusa águas da pia, do chuveiro, da lavagem de roupas, entre outros, promovendo o saneamento rural de águas cinzas e destinando-as para o cultivo agrícola familiar.
A iniciativa faz parte da nova fase do Programa Viva Sabiá que tem o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável de comunidades potiguares por meio de tecnologias de convivência com o Semiárido e de práticas educativas, socioeconômicas e ambientais. Atualmente o projeto atua nas comunidades de Monte Alegre I, em Upanema, Monte Alegre II, em Governador Dix-Sept Rosado, Nova Trapiá, em Assu, Olho d’Água da Onça e Lajes e Livramento em Caraúbas.
Participaram do evento representantes da Fundação do Banco do Brasil, PetroReconcavo e Avsi Brasil e também da prefeitura de Upanema.Além dos beneficiários das cinco comunidades e representantes do Comitê Gestor Comunitário das localidades de Lajes e Livramento, Monte Alegre l, Monte Alegre ll, Olho D’água da Onça e Nova Trapiá.
“Foi um momento histórico para a comunidade e para o Viva Sabiá que realizou um evento no território para comunicar e comemorar a ampliação de ações com investimento de 3 milhões no programa por meio da soma da parceria com a Fundação do Banco do Brasil”, declarou Wildna Nascimento, gerente do Viva Sabiá.