Anuncio

Projeto Acolhidos promove ciclo de oficinas sobre integração e direitos humanos para acolhidos venezuelanos inseridos no mercado de trabalho

Parceira do projeto Acolhidos desde 2022, a empresa JBS realizou uma nova contratação de 10 refugiados e migrantes, incentivando a autonomia socioeconômica para famílias venezuelanas no Brasil

Uma das formas em que o projeto Acolhidos Por Meio do Trabalho tem apoiado a interiorização de pessoas refugiadas e migrantes venezuelanas, realizada pela Operação Acolhida, é por meio da Vaga de Emprego Sinalizada (VES). Nessa modalidade, as empresas devem estar prontas para receber esses funcionários, proporcionando acolhimento, proteção e integração. Com o tema “Migração e Direitos Humanos”, os líderes da unidade JBS Couro puderam conhecer ainda mais sobre a pauta, no mês de outubro, a partir de um ciclo de oficinas de sensibilização realizada em Itumbiara (GO).

Ao todo, participaram 65 pessoas, contando com gestores, equipe de Recursos Humanos (RH) e Saúde, Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) da empresa. A equipe do projeto Acolhidos abordou: o que é migração; como está a situação da migração venezuelana; leis migratórias, direitos e deveres das pessoas refugiadas e migrantes; como ocorre sua documentação; e formas de preconceito existente. Depois disso, os participantes trocaram experiências e sanaram as dúvidas sobre os temas.

Parceira do projeto Acolhidos desde 2022, a JBS Couros já realizou três processos de interiorização, levando 49 famílias para a região de Itumbiara.

Graziella Guimarães, coordenadora do projeto Acolhidos em Goiás, teve participação fundamental na promoção do fórum de liderança. “Esse tipo de atividade fortalece a parceria e a confiança entre a empresa e o projeto Acolhidos, sendo uma oportunidade de esclarecer dúvidas sobre direitos humanos, migração e refúgio, xenofobia. As oficinas funcionam como um espaço para trocamos informações e experiências, contribuindo na construção de organizações e equipes mais inclusivas e diversas, sem qualquer tipo de discriminação, para então atender e acolher os novos trabalhadores venezuelanos que chegam ao setor”, enfatiza Graziella.

Com essa formação, o projeto Acolhidos segue levando ainda mais informação para as empresas parceiras e, com isso, reforça o compromisso com a inclusão dos beneficiados pelo projeto. Em breve, este modelo deve ser reproduzido para outras equipes da empresa parceira.

O projeto Acolhidos é uma iniciativa da aliança entre a Fundação AVSI e a AVSI USA, implementado pela AVSI Brasil em parceria com o Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH), com recursos do Departamento de População, Refugiados e Migração (PRM) do governo dos Estados Unidos.