O centro de acolhida Casa Bom Samaritano (CBS) recebeu a visita do substituto para assuntos gerais da Secretaria de Estado do Vaticano, Dom Edgar Peña, nesta quinta-feira (23/05). Acompanhado de uma comitiva, o representante da Igreja Católica conheceu o contexto migratório de refugiados e migrantes no Brasil, a estrutura da casa de acolhida e, ainda, tiveram um momento especial junto aos acolhidos, onde puderam conversar com os residentes, ouvir suas histórias e expressar solidariedade.
Na ocasião, foi apresentado o projeto “Acolhidos Por Meio Do Trabalho”, desenvolvido pela AVSI Brasil que atua no acolhimento e integração socioeconômica de famílias venezuelanas no Brasil em conjunto com a Operação Acolhida, resposta humanitária do Governo Federal. As ações são apoiadas pela estratégia de interiorização (deslocamento voluntário) de Boa Vista para outros estados e o Distrito Federal.
“A presença dessa comitiva, proveniente de Roma, é muito importante para mostrar os resultados do projeto Acolhidos alcançados com o apoio da CNBB. Vemos aqui o percurso, a metodologia e os resultados junto à população de acolhida, refletindo muito do que é incentivado pelo Papa Francisco: acolher, proteger, promover e integrar. Esta Casa é uma experiência concreta desse discurso e ficamos felizes em mostrar esses resultados”, destaca o presidente da AVSI Brasil, Fabrizio Pellicelli.
O Instituto de Migrações e Direitos Humanos (IMDH) também incentiva as parcerias e reconhece a importância dessa aproximação com a instituição religiosa para o acolhimento de grupos em condição de vulnerabilidade social.
“Essa visita demonstra um apreço da Igreja em entender a população que acolhe. Esse manifesto de atenção para migrantes e refugiados é ter na alma um serviço voltado para acolher essa população. Para a CBS, recebemos isso como um grande estímulo na missão de acolher o ser humano, em suas necessidades e dificuldades, e apoiá-los para inspirar a autonomia de vida nesse processo de integração”, comenta a diretora do IMDH/Fundação Scalabriniana, Irmã Rosita Milesi.
Na Casa Bom Samaritano, os grupos familiares são acompanhados pela equipe do projeto Acolhidos durante três meses, com incentivos para educação, qualificação profissional e inserção no mercado de trabalho.
Para a venezuelana Maria Gonzalez, a vivência da casa foi uma grande oportunidade que conseguisse um novo começo de vida. “Sou muito grata pelo apoio ofertado pelas pessoas do projeto, que são muito sensíveis no processo de proteção, acolhimento e incentivo para a integração no país. Foi muito significativo estar junto dessa comitiva, porque demonstra um acolhimento de cada um em entender nossa história”.
SOBRE A CASA BOM SAMARITANO
O centro de acolhida foi inaugurado em 04 de fevereiro de 2021, com espaço para abrigamento temporário de 94 pessoas (considerando grupos familiares de pais, mães e crianças e adolescentes). Até janeiro de 2024, a CBS já acolheu e ofereceu atendimento a 651 pessoas, com cursos de qualificação, educação e assistência social. Deste total, mais de 146 pessoas foram inseridas no mercado de trabalho formal, com carteira assinada.
O PROJETO ACOLHIDOS POR MEIO DO TRABALHO
As ações do projeto são uma iniciativa da aliança entre a Fundação AVSI e a AVSI USA, implementado pela AVSI Brasil em parceria com o Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH), com recursos do Departamento de População, Refugiados e Migração (PRM) do governo dos Estados Unidos.