Anuncio

Projeto Alagoinhas Sustentável realiza evento de lançamento

Iniciativa resultado de concurso da União Europeia realiza primeiro evento e discute Desenvolvimento Sustentável

O lançamento do Projeto Alagoinhas Sustentável: Arranjo Participativo para o Desenvolvimento foi realizado no dia 6 de outubro, no Hotel Aster, em Alagoinhas (BA). O evento contou com a presença de representantes da Prefeitura Municipal de Alagoinhas, da União Europeia e da equipe da AVSI Brasil envolvida no projeto. Empresários e moradores da região também prestigiaram o evento.

A iniciativa “Alagoinhas Sustentável: Arranjo Participativo para o Desenvolvimento”, resultado do concurso nacional promovido pela União Europeia, tem como objetivo reduzir a vulnerabilidade em áreas próximas aos polos industriais do município e nasce de um conjunto de esforços do município de Alagoinhas, com forte envolvimento do terceiro setor e da iniciativa privada.

O prefeito Paulo Cezar Simões realizou a abertura do evento, ressaltando a felicidade de ver a cidade de Alagoinhas envolvida em um projeto que beneficia os moradores locais. A satisfação pelo lançamento do projeto foi compartilhada pela representante da União Europeia, Denise Verdade, que salientou a constante parceria da União Europeia com atores locais em projetos de redução da vulnerabilidade econômica e social. A secretária municipal de infraestrutura, Sônia Fontes, apresentou detalhes do projeto e esclareceu as ações previstas durante os 30 meses de duração da iniciativa.

Desenvolvimento Sustentável no centro do debate

Aproximadamente 250 pessoas estiveram presentes no lançamento e participaram do debate sobre desenvolvimento sustentável, uma das prioridades globais, que diz respeito à promoção de uma economia que seja não só mais competitiva, mas também mais eficiente em termos de utilização dos recursos locais.

Segundo Fabrizio Pellicelli, diretor geral da AVSI Brasil, a iniciativa desenvolvida em Alagoinhas se insere na nova agenda global de desenvolvimento. “Um dos objetivos para o desenvolvimento sustentável definido pelas Nações Unidas passa exatamente pela geração de emprego pleno e trabalho para todos. O projeto Alagoinhas Sustentável trabalha fortemente essa questão”, ressalta Pellicelli.

Para a discussão sobre o tema, o debate ainda contou com as ricas intervenções de Maurício Pedrão, da Federação das Indústrias da Bahia, Marisa Seoane, do Centro Mineiro de Alianças Intersetoriais, Claudia Calais, da Fundação Bunge, e Fábio Risério, do Grupo Promon.

Arranjo participativo: atores públicos, privados e terceiro setor

O projeto “Alagoinhas Sustentável: Arranjo Participativo para o Desenvolvimento” tem como pilar a articulação de diferentes atores na promoção de um desenvolvimento sustentável e harmônico, com atenção à prevenção aos fenômenos degenerativos.

Para Fábio Risério, gerente de responsabilidade social do Grupo Promon, o arranjo participativo já pode ser vislumbrado no próprio evento de lançamento. “A impressão, ao ver a sala cheia com vários representantes da comunidade e o prefeito durante todo o evento no local, é que o diálogo já está sendo feito, as pessoas já estão movidas e engajadas. O que precisa ser feito agora é organizar esse engajamento, estabelecer prioridades para que o projeto possa avançar”, analisou Risério.

Para Paula Leopoldino, gerente do projeto, a parceria entre os diferentes setores é a característica mais inspiradora da iniciativa. “O que mais me agrada nesse projeto é o seu potencial de envolver atores diversos, porém essenciais para um processo de desenvolvimento que se sustente em todos os âmbitos. Dessa maneira, é capaz de se construir um arranjo onde todos se beneficiam”, conclui.