Anuncio

Projeto Ciranda Viva promove ciclo de discussão sobre prevenção do câncer de mama

Foram desenvolvidas atividades para as mulheres participantes do "Mães em Movimento", por meio de palestras e dinâmicas integrativas

Durante o mês de outubro, o projeto Ciranda Viva promoveu uma série de ações em apoio ao Outubro Rosa, campanha de conscientização sobre a prevenção do câncer de mama. Essas atividades foram desenvolvidas em Catu (BA), junto às mulheres participantes do projeto “Mães em Movimento”, com o objetivo de fortalecer a saúde física e emocional das participantes.

O ciclo de discussões foi realizado em um evento especial, marcando o encerramento dessa importante campanha de prevenção. Lutiano Pacheco, enfermeiro e colaborador da PetroReconcavo, ministrou uma palestra sobre o tema, trazendo informações valiosas sobre a importância do autoexame e cuidados preventivos. A professora de educação física, Marybet Ribeiro, que atua de forma voluntária, trouxe leveza e descontração com uma aula de ritmos, proporcionando momentos de interação e alegria.

 ‘’O ciclo de discussões foi fundamental para as mulheres envolvidas, oferecendo um espaço seguro para que pudessem compartilhar suas vulnerabilidades, medos e inseguranças. Esse espaço proporcionou um momento de autoafirmação e escuta de si mesmas. Elas tiveram a oportunidade de se acolherem, se amarem, se respeitarem e cuidarem, reconhecendo seus próprios limites”, destacou Paola Possari, coordenadora socioesportiva do projeto.

Além das discussões sobre temas como autoestima, autocuidado e a importância da prevenção, o evento de encerramento trouxe momentos de descontração, estímulo ao riso e bem-estar, com atividades que integraram as participantes.

O projeto “Mães em Movimento”, que faz parte do Ciranda Viva, tem como foco promover o bem-estar das mães da comunidade por meio de atividades físicas, de fortalecimento comunitário e de apoio mútuo. Essa iniciativa, junto às ações do Outubro Rosa, reforça o compromisso do projeto com o cuidado integral e a promoção da saúde das mulheres, fomentando laços comunitários e oferecendo oportunidades para que as participantes possam cuidar de si e de suas famílias.

O programa Ciranda Viva é realizado pela AVSI Brasil através do investimento social da Petroreconcavo e Ferbasa. Além disso, conta também com a parceria da Prefeitura Municipal de Catu, por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).