Com objetivo de apoiar a Prefeitura Municipal de Boa Vista a tornar-se Data Driven (orientada por dados), o projeto Scale-up Urban 95-Boa Vista assinou um contrato com a empresa Qsoft, selecionada para desenvolver o projeto Data & Analytics. A iniciativa visa promover a ampliação e consolidação da política municipal Família que Acolhe (FQA), direcionada à Primeira Infância, que cuida e apoia o acesso à saúde, educação e desenvolvimento social, de maneira integrada, de crianças de até seis anos.
Data Driven é um termo que qualifica processos orientados por dados, ou seja, quando a instituição baseia a tomada de decisão e o planejamento estratégico na coleta e na análise de informações.
Durante o desenvolvimento das atividades serão utilizadas duas ferramentas líderes na implementação de Business Inteligence: RapidMiner e Tableau. Esta implementação permitirá identificar de forma mais ágil os casos em situação de vulnerabilidade, realizando uma análise por grupos e promovendo ações distintas para cada um dos perfis identificados.
“Nosso propósito é contribuir com a AVSI Brasil a tornar a Prefeitura do Município de Boa Vista Data Driven, permitindo a atuação mais efetiva da gestão. Esta ação é inovadora no mercado nacional – não estou me referindo simplesmente a implantação de inteligência artificial, mas sim, inovar com entrega de valor utilizando os dados para o principal foco desta jornada”, afirma Rodrigo Martinez, chefe de Ciência de Dados da Qsoft.
O processamento de dados utilizando computação em nuvem e também ferramentas de inteligência artificial para análises preditivas ajudará a acelerar o processo de tomada de decisão gerando uma gestão mais eficaz e, consequentemente, diminuindo o número de famílias em risco. Nesse sentido, se prevê a criação de procedimentos que permitirão o processamento de dados com o objetivo de criar soluções duradouras para a população de Boa Vista.
O projeto Data & Analytics faz parte das iniciativas que compõe o programa Scale-up Urban95 Boa Vista e é desenvolvido graças à parceria da AVSI Brasil com a Fundação Bernard van Leer, Fundação AVSI e Prefeitura Municipal da capital roraimense. A união destas organizações tem o propósito de continuar criando melhorias nos serviços para a Primeira Infância.