Durante o mês de dezembro, o projeto Vozes Daqui 3 realizou um ciclo de oficinas educativas literárias, junto a 90 beneficiários. A iniciativa faz parte do componente de projetos escolares, que visa promover a melhoria das escolas e foi definida por meio de um diagnóstico sobre o ambiente escolar, com cerca de 194 alunos, professores, pais e gestores das escolas participantes.
Nesta terceira e última fase do projeto, as escolas municipais beneficiadas foram: Capela de São Sebastião; Adélia Carneiro Pedrosa e Lourenço Albuquerque Gadelha, todas nos distritos de Goiana (PE). Até fevereiro de 2022, serão feitas reformas dos espaços de biblioteca e salas multimídia dessas instituições de ensino.
A bibliotecária e educadora das oficinas literárias do Vozes, Juliana Albuquerque, ressaltou a importância desse momento. “Levar um pouco de respiro poético aos jovens, trocar ideias sobre a cultura local e poder proporcionar uma requalificação de um espaço como a biblioteca, por vezes esquecido, é uma grande contribuição para a sociedade. Fazer parte desta etapa do projeto foi muito gratificante, os jovens são inspiradores e tenho certeza que vão aproveitar bastante o novo espaço”, pontuou.
A oficina foi realizada através de uma metodologia dinâmica e participativa, utilizando jogos, leituras, quiz e filmes nas oficinas educativas literárias. Também foi trabalhado a valorização da cultura local (manifestações artísticas, patrimônios materiais e imateriais etc.), atrelada à literatura e às questões ambientais no espaço da biblioteca escolar.
O estudante do 8º ano da Escola Municipal Capela de São Sebastião, Marcos Vinicius, elogiou a iniciativa. “Eu amei. E além de incentivar a leitura, aprendemos mais sobre a nossa cidade Goiana, as manifestações e os aspectos culturais”, disse ele.
Ao final das oficinas foi realizado um sarau de poesia com os alunos e produzido um livro artesanal (cartonagem) para cada escola, com as produções textuais (poesias, poemas e contos) de seus participantes. A finalidade é integrar esses materiais no acervo de cada biblioteca. Essas produções também serão divulgadas através de uma plataforma online do projeto Vozes Daqui (projetovozesdaqui.com).
A ação foi realizada de forma presencial e os alunos receberam fardamento do projeto e máscaras. As turmas foram divididas em 15 alunos, garantindo assim o distanciamento social. Também foi realizada a aferição de temperatura, utilização de álcool, tapete sanitizante, utilização de máscaras, etc. Visando seguir as determinações do protocolo de segurança em combate a Covid-19
A oficina literária foi realizada através da parceria entre a AVSI Brasil, Stellantis JEEP, Fundação Banco do Brasil e Prefeitura Municipal de Goiana.