O projeto Crescer propõe o acompanhamento psicopedagógico de 60 crianças com idade entre 6 e 11 anos da região de Novos Alagados em Salvador (BA). A iniciativa fornece atendimento psicopedagógico e acompanhamento através de uma equipe multidisciplinar composta por psicopedagogo, psicólogo, nutricionista e técnica de acompanhamento.
O projeto surgiu através da observação da demanda apresentada pela comunidade local, por meio de um diálogo e atividades intensas realizadas no Centro de Orientação da Família – COF, equipamento social da instituição na região há 20 anos.
O objetivo do projeto é oferecer atendimento psicopedagógico para 60 crianças de 6 a 11 anos, que enfrentam dificuldades de aprendizagem e desenvolvimento emocional, residentes em Novos Alagados, região de alta vulnerabilidade social, localizada no subúrbio da capital baiana.
Metodologia:
A realização do trabalho tem como ponto de partida a avaliação inicial de cada criança, afim de identificar as dificuldades de aprendizagem e desenvolvimento emocional, que possibite determinar o melhor plano de ação.
A partir das avaliações, cada criança recebe atendimento psicopedagógico individual e/ou em grupos de acordo com planos de ação construídos. No qual a profissional psicopedagoga, trabalha para ajudá-las a superar suas dificuldades.
O propósito é desenvolver habilidades de aprendizagem, autoestima, confiança e autonomia. Através da aplicação de instrumentais como testes, jogos, trabalhos manuais e os mais variados recursos lúdicos, utilizados como ferramentas estratégicas que irão variar de acordo com a necessidade de cada criança.
Ações previstas:
- Identificar as dificuldades de aprendizagem e desenvolvimento emocional, a fim de determinar o melhor plano de ação para cada criança;
- Desenvolver habilidades de aprendizagem, autoestima, confiança e autonomia;
- Ofertar oficinas de culinária com abordagem lúdica de educação financeira;
- Promover oficinas educativas para responsáveis;
- Reformar a sala psicopedagógica;
- Ao longo de 6 meses, cerca de 60 crianças serão atendidas e 30 responsáveis receberão oficinas educativas.
Resultados alcançados 2023:
- 57 crianças acompanhadas com atendimentos psicopedagógicos individuais;
- 112 atendimentos psicopedagógicos realizados;
- 01 roda de conversa com tema: “Dificuldade de Aprendizagem, Autismo e TDAH”;
- 02 oficinas educativas com os responsáveis das crianças atendidas pelo projeto.