Anuncio

Semear & Colher

BA
Em Andamento

Em 2021, a AVSI Brasil, com o apoio da Alvopetro Energy Ltd., realizou um mapeamento e estudo socioeconômico na zona rural de Mata de São João, dentro da poligonal de atuação da empresa supracitada abrangendo as comunidades de Núcleo JK, Vila de Itapecerica, Vila de Camaçari, Cascata, Assentamento Pôr-do-Sol, Portão do Lunda, Gameleira, Serrão e Bebedouro. Esse levantamento resultou em um Diagnóstico Socioeconômico local, que orientou a criação de um Catálogo de Projetos adaptados às necessidades das comunidades.

O projeto Semear & Colher foi selecionado em 2021, por consenso entre a AVSI e a empresa financiadora Alvopetro, como a iniciativa mais adequada para atender às necessidades das comunidades. Iniciado em 2022, o projeto distribuiu 10 sistemas bioágua a famílias de pequenos agricultores, seguindo critérios da metodologia da AVSI Brasil. Além disso, oferece assistência agroecológica semanal e capacitações sobre Associativismo e Cooperativismo.

O público-alvo do projeto são pequenos empreendedores, agricultores familiares e moradores em geral, das comunidades do município de Mata de São João (ampla faixa etária; o projeto abrange de crianças a idosos); associações e cooperativas locais.

Atualmente, o projeto é estruturado em três pilares: Meio Ambiente, Empreendedorismo e Apoio Socioassistencial.

O projeto tem por objetivo buscar incentivar o desenvolvimento das comunidades de Mata de São João, promovendo:

Meio Ambiente: Conscientização ambiental, valorização da agricultura familiar e educação ambiental.

Empreendedorismo: Capacitações para jovens e mulheres, visando melhorar a qualidade de vida e o desenvolvimento familiar.

Apoio Socioassistencial: Fortalecimento das conexões entre as comunidades e os serviços públicos locais, além da promoção de palestras alinhadas às campanhas nacionais e municipais.

Metodologia

No projeto Semear & Colher, assim como em outros, partimos da premissa de que a pessoa está no centro de todas as nossas ações. Ela não é definida pelas circunstâncias em que vive, mas sim pelo seu potencial, sempre valorizado. Esse princípio também se aplica às comunidades de baixa renda, público-alvo do projeto, respeitando sua identidade e saberes locais. O projeto se posiciona como um agregador, oferecendo ferramentas de desenvolvimento que fortalecem os recursos já existentes no território, sem alterar a essência das comunidades.

A confiança é o pilar das relações construídas entre as partes envolvidas, e a parceria é fundamental para o sucesso das ações, que exigem o envolvimento de diferentes atores, sujeitos e instituições. Esse modelo de colaboração permite enfrentar as complexidades que surgem, promovendo ações que atendem às reais necessidades do público-alvo do projeto.

Resultados alcançados em 2022-2023:

  • Mobilização dos Órgãos Públicos, Associações Rurais, comunidades para inserção e apoio ao projeto;
  • Realização de processo seletivo de 10 famílias a serem contempladas pela doação do Sistema Bioágua, para o saneamento das águas cinzas domésticas e irrigação do solo dos quintais produtivos das mesmas;
  • Construção de 10 Sistemas Bioágua (1 para cada uma das 10 famílias selecionadas), para o saneamento das águas cinzas domésticas e irrigação do solo dos quintais produtivos das mesmas;
  • Capacitação para uso e manutenção do Sistema Bioágua;
  • Apresentação do Projeto Semear & Colher, já em atividade, ao município de Mata de São João;
  • Capacitação voltada à transição e produção agroecológica para 10 famílias;
  • Assistência técnica agroecológica e uso e manutenção do Sistema Bioágua;
  • Realização de oficina de agroecologia (1 aula teórica e 1 em campo);
  • Realização de 2 turmas de associativismo e cooperativismo (18 Ch/cada);
  • Realização de 2 oficinas de educação alimentar e nutricional (3 Ch/cada), junto a 2 escolas municipais da região;
  • Realização de Feira Agroecológica, com a participação das famílias agricultoras, beneficiárias do projeto e pequenos agricultores locais.

Resultados alcançados no 1° ano do projeto:

  • Construção de parcerias com Órgãos Públicos, Associações Rurais, comunidades em apoio ao projeto;
  • +30 lideranças institucionais e comunitárias, envolvidas com as ações do projeto.
  • 10 famílias selecionadas para a doação do Sistema Bioágua;
  • 10 sistemas de Bioágua familiar, construídos com a participação direta de agricultores;
  • Consolidação da produção agroecológica, junto às famílias beneficiárias;
  • +360 visitas de assistência técnica de uso e manutenção do Sistema Bioágua e assistência agroecológica;
  • +120 Famílias impactadas pelas capacitações oferecidas pelo projeto, em agroecologia, associativismo e cooperativismo e educação alimentar;
  • +20 Feirantes, entre beneficiários e moradores das comunidades, impactados pelas ações na Feira Agroecológica Anual, realizada no fechamento do 1° ciclo do projeto;