O material foi produzido para facilitar as orientações nutricionais durante as visitas domiciliares realizadas pelo projeto Jucati Sustentável
Uma forma interativa e eficiente para aprender como se alimentar de forma saudável. Foi com este intuito que a nutricionista do Projeto Jucati Sustentável, Marília Vilaça, criou um quebra-cabeça nutricional em formato da pirâmide alimentar. O material é utilizado junto as famílias agricultoras atendidas pelo projeto, durante as visitas domiciliares, para auxiliar o entendimento sobre a importância da reeducação alimentar e nutricional.
“Eu os conheço e sei que uma ficha com as informações não teria o mesmo impacto, daí surgiu a ideia do quebra-cabeça, tornando a ação mais dinâmica. Acredito que com interação o aprendizado se torna muito melhor”, explica Vilaça. Dessa forma, por meio da montagem do quebra-cabeça, as famílias aprendem o significado de cada componente da pirâmide e as quantidades ideais para consumo. Além disso, os efeitos causados a saúde também são abordados.
Para a agricultora Severina Jucileide dos Santos, as visitas são de extrema importância, contribuindo para conscientização sobre a educação nutricional e também para os cuidados com os alimentos produzidos através do sistema Bioágua, em suas terras. “É sempre bem proveitoso, eu e minha filha conseguimos aprender bastante com as dicas que são passadas” completa ela.
Ações como essa permitem que jovens e crianças, como a filha de Jucileide, tenham a oportunidade de receber orientações de uma profissional, estimulando o hábito de uma alimentação saudável desde cedo. Além das visitas domiciliares de educação alimentar e nutricional, o projeto promoverá oficinas e uma campanha escolar. As atividades visam reforçar a segurança alimentar das famílias por meio da tríade: alimentação, produção agroecológica e geração de renda.
O projeto “Jucati Sustentável 2 – Bioágua, Agroecologia e Nutrição no Agreste de Pernambuco” prevê a implementação de 30 sistemas de Bioágua Familiar, além de 7 cisternas com assistência técnica voltada à agroecologia, contemplando ainda a promoção da educação alimentar, sanitária e ambiental junto a 400 alunos e 150 famílias. A iniciativa é executada pela AVSI Brasil, com investimento social da Fundação Banco do Brasil (FBB) e a parceria da prefeitura de Jucati.