Anuncio

Quintais produtivos geram beleza e saúde no semiárido

O projeto de Segurança Alimentar para o Semiárido de Pernambuco comemora a vitalidade dos quintais produtivos que recebem o sistema de bioágua

Com a instalação de 130 sistemas de bioáguas, o projeto de Segurança Alimentar para o Semiárido de Pernambuco transformou quintais comuns em áreas muito especiais e importantes para a segurança alimentar e nutricional das famílias agricultoras. As famílias conseguiram através da reutilização de águas cinzas irrigar os alimentos todos os dias, o que antes só era possível durante o período de três meses de chuva.

Além disso, receberam utensílios para irrigação de gotejamento, sementes e bandejas de cultivo.  De acordo com o técnico em agroecologia da AVSI Brasil, Fábio Pereira, é possível verificar o crescimento da diversidade e da quantidade de culturas para alimentação familiar, dos animais e para uso medicinal e ornamental nas propriedades dos agricultores.

O quintal é um espaço próximo à casa, onde as coisas acontecem, onde a mulher realiza parte do seu trabalho doméstico, as crianças brincam e onde a família pode e deve produzir seu alimento. Tenho visto que a proximidade dessa área tem feito com que o alimento vá parar na cozinha antes da feira, o que é importante para o objetivo do nosso trabalho”, contextualizou Pereira.

Para a gerente do projeto, Fernanda Wanderley, a assistência técnica, a qual se estenderá até outubro, contribui para a promoção da sustentabilidade dos sistemas e dos quintais produtivos. “O empoderamento gradativo dos agricultores na manutenção dos sistemas de bioágua familiar e na transição agroecológica com possível comercialização dos excedentes são as ferramentas utilizadas para o sucesso dos quintais produtivos”, explicou.

O resultado desse apoio são quintais produtivos sortidos e com alimentos de qualidade. Para a agricultora Nalva Lopes de Lima, do município de Caetés (PE), o quintal produtivo e o sistema estão transformando sua história. “Mudou tudo na vida. Agora tem água para aguar as plantas e posso plantar tomate, coentro e tudo mais”, exclamou.

Há também os agricultores que enxergam beleza na mudança de paisagem e com plantio. Severino João da Silva  destaca a mudança de aparência de seu quintal. “Os quintais contrastam com a paisagem seca e mudam o cenário e os hábitos das famílias agricultoras”, contou o agricultor.