Anuncio

Refugiados e migrantes venezuelanos participarão de curso gratuito de apoio logístico e administrativo

Iniciativa faz parte do projeto Acolhidos por meio do trabalho, da AVSI Brasil

A Associação para o Serviço Internacional Brasil (AVSI Brasil), que implementa o projeto Acolhidos por meio do trabalho, e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Chapecó), abriram 20 vagas para um curso destinado a refugiados e migrantes venezuelanos, em Chapecó, no oeste catarinense. O curso Noções de processos administrativos com foco em conferência de mercadoria será realizado presencialmente para uma turma única, em quatro aulas, sempre aos sábados, no horário matutino, com início previsto para o dia 29 de abril e encerramento no dia 20 de maio.

Ao final do curso, os alunos que apresentarem 75% de frequência e desempenho igual ou superior a 7,0 receberão certificado com validade para todo o território brasileiro. De acordo com Êmily Portella, coordenadora local do projeto Acolhidos por meio do trabalho, em Santa Catarina, o objetivo é aproveitar as oportunidades em redes locais de
supermercado e empresas que lidam com trânsito de mercadorias, para a contratação de refugiados e migrantes venezuelanos que passaram a viver na região.

“Além de apoiarmos a integração socioeconômica da população migrante venezuelana interiorizada por meio do
trabalho, oferecemos formações e cursos para aqueles que ainda buscam oportunidades na região. Um curso como este que estamos oferecendo em Chapecó, pode abrir várias portas, pois terão conhecimento em rotinas administrativas em geral, emissão de nota fiscal, controle de carga, embalagem e equipamentos, ou seja, funções muito comuns, mas que exigem certo conhecimento”, explica.

Como participar

Pessoas com idade superior a 14 anos que tiverem concluído ou estejam cursando o ensino médio, interessadas no curso, devem fazer a pré-inscrição no link https://is.gd/AdministraChapeco, até o dia 25 de abril. As vagas são prioritárias para refugiados e migrantes venezuelanos, que são o público-alvo do projeto Acolhidos, porém a inscrição estará aberta também para pessoas de outras nacionalidades, que podem preencher as vagas remanescentes, caso não sejam preenchidas até o início das aulas.

A organização também esclarece que a entrada de menores será permitida, desde que estejam acompanhados do (a) aluno (a) responsável. O PROJETO O Acolhidos por meio do trabalho é implementado pela AVSI Brasil e Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH), e é financiado pelo Escritório de População, Refugiados e Migração do Departamento de Estado dos EUA (PRM).

O projeto visa fortalecer as ações da Operação Acolhida – força tarefa humanitária liderada pelo Governo Federal e conta com o apoio estratégico da Fundação AVSI e AVSI-USA, Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), Organização Internacional para as Migrações (OIM) e Rede Brasil do Pacto Global. Segundo a gerente do projeto, Thais Braga, Santa Catarina é um dos estados que mais recebe refugiados venezuelanos que migram para o Brasil em busca de oportunidades de trabalho.

“Em três anos de atividades, nosso projeto já interiorizou 2.226 refugiados venezuelanos que estavam em Roraima, para outros estados. Deste número, 1.339 foram para o estado de Santa Catarina, com 587 contratações formais confirmadas. Isso se dá pelo grande número de indústrias e empresas na região e que têm alta rotatividade nas suas contratações e muitas vezes não contam com mão de obra local”, avalia.

Sobre a AVSI Brasil

A AVSI Brasil é uma organização sem fins lucrativos, constituída em 2007 para contribuir na melhoria das condições de vida de pessoas que vivem em situações de vulnerabilidade, por meio de projetos sociais em diferentes áreas de desenvolvimento e emergência humanitária.

A organização atua em 11 estados brasileiros, implementando mais de 30 projetos e faz parte da network da Fundação AVSI, ONG de origem italiana que atua no Brasil desde os anos 80 e que possui mais de 100 projetos de cooperação ao desenvolvimento em 39 países Em Roraima, a AVSI Brasil faz a gestão de cinco abrigos para refugiados e migrantes venezuelanos, em parceria com ACNUR, sendo: Rondon 1, Rondon 2, Rondon 5, Waraotuma a Tuaranoko e o Alojamento BV8.  Saiba mais: www.acolhidos.avsibrasil.org.br

Serviço

Curso: Noções de processos administrativos com foco em conferência de mercadoria Aulas: 29/4; 6/5, 13/5 e 20/5 (sábados), das 8h às 12h

Local: SENAI Chapecó (rua Frei Bruno, 201e – Parque das Palmeiras, Chapecó

Vagas: Limitadas (única turma – 20 pessoas)

Inscrições: Até 25 de abril pelo formulário neste link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeB_5DufhwpUIPbiASdUgqb3LkSLNUiSlkLwQqxwEP1ZURpYw/viewform

Gratuito