Em 2024, a AVSI Brasil manteve-se ativa em diversas regiões do país, na missão de tornar as pessoas protagonistas de seu próprio desenvolvimento, por meio de projetos que abrangem diferentes áreas, como água e segurança alimentar, cidades inclusivas e resilientes, e energia e meio ambiente.
Para garantir que mais pessoas tenham acesso à água potável e saneamento, além da promoção da fome zero e da agricultura sustentável, um dos destaques foi o projeto Escolas Saudáveis e Sustentáveis, Amigas de Meninas e Meninos Pernambucanos, que em parceria com o UNICEF e por meio da estratégia “TEM Água” beneficiou 164 escolas no semiárido pernambucano, impactando mais de 8.800 crianças e adolescentes. A iniciativa incluiu melhorias na infraestrutura de água e saneamento, capacitação de gestores e estudantes, campanhas de dignidade menstrual e distribuição de absorventes. De março a outubro, ações específicas em 40 instituições de ensino nos municípios de Araripina, Bodocó, Cumaru, Itaíba, Lagoa dos Gatos e Ouricuri alcançaram mais de 3.650 estudantes, com a instalação de 21 cisternas.
No Rio Grande do Norte, o Programa Viva Sabiá implementou 109 sistemas Aqualuz, garantindo água potável para comunidades rurais. A iniciativa melhorou a saúde e bem-estar de famílias agricultoras, eliminou a contaminação da água e disponibilizou 45 mil litros de água potável por mês.
Outro destaque foi o Projeto Regenera no interior do Piauí, vencedor do Prêmio Parceiro Responsável da Enel 2023/2024 na categoria Meio Ambiente. A implementação de sistemas de Bioágua Familiar e Ecofossa promoveu a reutilização de águas residuais e nutrientes em quintais produtivos, beneficiando 12 famílias com segurança alimentar e geração de renda.
Na criação de cidades mais inclusivas e resilientes, o Projeto Boa Vista Acolhedora, em parceria com o Projeto Acolhidos por Meio do Trabalho, realizou oficinas de introdução à agricultura e segurança no trabalho. As formações teórico-práticas, com 16 horas de duração, abordaram temas como agricultura, tipos de solo e produção de mudas, capacitando 21 migrantes para atuar na empresa EMFLORA.
O projeto também desenvolveu uma formação em agroecologia para 41 venezuelanos indígenas do abrigo Waraotuma A Tuaranoko. A capacitação, com 40 horas de duração, abordou práticas de economia circular e promoção de cidades e comunidades sustentáveis, além de fomentar a segurança alimentar.
Boa Vista Acolhedora/ 2024
Ainda em Roraima, o portfólio do Centro de Compostagem de Resíduos Orgânicos de Boa Vista (CETRO-BV) foi lançado como um modelo inovador de economia circular. Em 2024, o centro processou 1.769 toneladas de resíduos orgânicos, gerando adubo de alta qualidade para a agricultura familiar local.
Em outra ação, 10 beneficiários do projeto KLABU Clubhouse participaram da corrida “Bemol Run”, promovida pelas lojas Bemol, destacando a inclusão de migrantes e refugiados em eventos culturais e esportivos.
Para promover energia limpa e acessível, o veículo interativo Van Experience, uma parceria entre a AVSI Brasil e Enel Distribuição Rio, realizou ações itinerantes durante o ano em diversos locais do Rio de Janeiro, para promover ações com foco em energia e meio ambiente. A ação coordenada, em parceria com a Paróquia Santa Cruz, em Duque de Caxias–RJ, ofereceu serviços para ajudar clientes da Enel na região, como troca de geladeiras, palestras sobre sustentabilidade e orientação sobre como consumir conscientemente.
O Van Experience também realizou ações de conscientização em outras regiões do Rio, entre elas São Gonçalo e Niterói. Com uma proposta interativa, o Van Experience promove o conhecimento sobre questões de sustentabilidade, envolvendo os alunos em dinâmicas como jogo da memória, quizzes, realidade aumentada e interações tecnológicas.
Para fomentar o consumo e produção responsáveis, o projeto Light Recicla esteve presente em eventos educativos da semana do meio ambiente, que aconteceu em junho. Os eventos tiveram como objetivo a conscientização ambiental e sustentabilidade. O Projeto Light Recicla é uma ação socioambiental que visa a geração de renda por meio da troca de resíduos recicláveis por bônus na conta de energia.
Por fim, o projeto Semear & Colher mobilizou 210 alunos da zona rural de Mata de São João, na Bahia, com a gincana “Guardiões da Natureza”. A ação promoveu coleta seletiva e atividades lúdicas, resultando na arrecadação de 300 kg de resíduos convertidos em descontos na conta de luz de uma instituição escolhida pelos próprios alunos.
Gincana Semear & Colher/ 2024
Esses foram alguns dos destaques de 2024 nos eixos de Água e Segurança Alimentar, Energia e Meio Ambiente e Cidades Inclusivas e Resilientes.