A AVSI Brasil contribui na melhoria das condições de vida de pessoas que em situações de vulnerabilidade ou emergência humanitária em diversos eixos de atuação. Para assegurar condições dignas para a pessoa acolhida, a organização implementou em 2024 ações que contribuíram para a promoção de trabalho decente e crescimento econômico, erradicação da pobreza e educação de qualidade.
Na contribuição socioeducacional, algumas iniciativas tiveram destaque pela inclusão, acessibilidade e inovação por meio de parceria e meios de implementação. Educadores de vários locais do país receberam a Formação de Educadores STEAM, fruto de uma parceria multissetorial entre a Secretaria Municipal de Educação de Barra Mansa e a Liga STEAM, iniciativa da Fundação ArcelorMittal em conjunto com a Fundação Banco do Brasil, AVSI Brasil e a Tríade Educacional, criada para contribuir na superação dos desafios atuais da educação e para o desenvolvimento do país.
STEAM é uma abordagem educacional que integra as áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática. Ela fomenta o conhecimento por metodologias ativas, como a incorporação de saberes e competências de diversas áreas em projetos criados em conjunto pelos estudantes para solucionar questões reais do cotidiano.
O prêmio evidenciou o impacto que a sustentabilidade exerce sobre a educação: aproximadamente 2000 educadores se inscreveram, provenientes de 414 municípios de 26 estados brasileiros e do DF. Os alunos foram incentivados a debater, em sala de aula, estratégias para atenuar as alterações climáticas com base na realidade de suas comunidades, incentivando, assim, uma reflexão acerca da justiça climática e a elaboração de projetos propositivos de ação e transformação.
O programa Ciranda Viva completou em 2024 uma década de contribuição para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, além da formação e geração de renda de jovens e adultos das comunidades rurais de Pedras, Veadinho e Flechas, situadas na região rural de Catu, na Bahia.
Dentre as iniciativas promovidas pelo projeto, em destaque está a Formação em Educação Maker, que reúne mais de 100 professores da rede municipal de ensino de Catu e educadores do Ciranda. Com um total de 120 inscritos, a abordagem Maker incentiva os alunos a desenvolverem projetos práticos. Essa metodologia, que valoriza o aprendizado por meio da experimentação e do “tentar e errar”, foi implementada pela primeira vez em Catu, tornando o projeto Ciranda Vida um pioneiro na região.
Ainda no eixo socioeducativo, o projeto Árvore da Vida, que atua por duas décadas em Betim–MG, desenvolveu diversas ações direcionadas ao desenvolvimento da comunidade. Alguns destaques foram as ações voltadas para a tecnologia, como o curso de Robótica Educacional — Jovem de Futuro, que certificou 16 alunos entre 11 e 13 anos, além disso, o projeto realizou visitas técnicas e experiencias imersivas para os jovens, para reforçar o contato com a tecnologia.
O Árvore da Vida também lançou iniciativas pensadas na redução das desigualdades, dentre elas, voltada para mulheres acima de 20 anos do Complexo Jardim Teresópolis, o Projeto Antonieta de Barros. Este projeto surge em resposta às desigualdades enfrentadas por elas, especialmente no que diz respeito à violência e procura fortalecer a consciência sobre direitos e capacitar as participantes para que se tornem agentes de mudança em suas próprias vidas e comunidade.
Vozes Daqui
O ano de 2024 também foi marcado pela certificação de Tecnologia Social dos projetos educacionais Vozes Daqui, ocorrido em Goiana–PE. Os Projetos Educacionais começam com um diagnóstico realizado por alunos e professores, para reconhecer os pontos fortes e fracos da escola e estabelecer ações prioritárias para a sua melhoria. Com base neste diagnóstico, a intervenção é planejada com a participação dos estudantes. As ações focaram na instalação de Biblioteca e Sala Multimídia, na revitalização da escola através do grafite e na criação de um espaço de lazer. A iniciativa é fruto da parceria entre AVSI Brasil, Stellantis, Fundação Banco do Brasil e Prefeitura Municipal de Goiana–PE.
A AVSI também desenvolveu em 2024 ações voltadas para desenvolvimento integral e erradicação da pobreza. O projeto SAD (Sostegno a Distanza / Apoio à Distância) contribuiu para a diminuição das desigualdades sociais decorrentes da falta de recursos na educação pública brasileira e ajudou a melhorar a oferta de serviços para entidades educacionais e sociais parceiras, incluindo a Creche Luigi Giussani, em Salvador–BA. Além disso, garantiu em 2024 serviços essenciais para crianças e jovens das comunidades beneficiadas.
O projeto também incentivou atividades culturais voltadas para o desenvolvimento integral das crianças. Além da educação pré-escolar e dos cuidados básicos, a Creche Luigi Giussani realizou atividades culturais, como o projeto Cultura Nordestina. Neste contexto, as crianças aprenderam sobre dança, folclore, culinária e artesanato da área onde vivem, além de participarem de apresentações na instituição.
O Centro de Orientação da Família (COF) celebrou 20 anos de atuação no subúrbio Ferroviário de Salvador–BA. Nas iniciativas promovidas pelo COF, estão atendimentos ambulatoriais nas áreas de psicologia, nutrição e social, além de oficinas de culinária, rodas de conversa, palestras e cinema. O COF também agiu para garantir trabalho e crescimento econômico de famílias da região (ouça o episódio do AVSI Cast que aborda um pouco da atuação do COF nesta área).
Jornada Jovem Acelen / 2024
E por falar na garantia de trabalho e crescimento econômico, o espaço Acelen Acender em Candeias completou seu primeiro ano de atuação. A iniciativa formou, nos últimos doze meses, duas turmas do projeto Jornada Jovem e uma do projeto Acelera OSC, treinando 193 jovens e 57 lideranças comunitárias. As ações são resultados de uma colaboração multissetorial entre a AVSI Brasil, Acelen e a Fundação Banco do Brasil e resultam em um grande impacto para a região baiana.
Para 2025, a AVSI reafirma seu compromisso com a promoção do desenvolvimento integral das pessoas, valorizando as necessidades específicas de cada indivíduo. A organização continuará atuando em projetos que visam a inclusão social, a educação, a geração de renda e o fortalecimento das comunidades, sempre com foco no protagonismo de quem vive em situação de vulnerabilidade.