Anuncio

Rio+20: AVSI discute Cidade Sustentáveis

O seminário trouxe à luz aspectos importantes na realização de projeto de desenvolvimento urbano

No dia 19 de junho de 2012, a AVSI realizou o seminário “O ser humano: o núcleo de uma cidade sustentável” dentro da programação paralela (Side event) à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20). O evento foi realizado em parceria com o Ministério das Cidades, o Ministério das Relações Exteriores da Itália, Aliança de Cidades, os municípios de Maputo (Moçambique), Quito (Equador) e a ONG CESAL.

A proposta do seminário foi evidenciar a importância da pessoa e do trabalho social em projetos de urbanização em assentamentos informais para o alcance de uma cidade sustentável. Foi discutida a tecnologia social construída e disseminada pela AVSI para projetos de desenvolvimento urbano, focada em três eixos: Recursos Humanos, Papel das Comunidades e Instituições locais, e Educação de jovens e Emprego.

Como moderadora da mesa, o evento contou com a participação da diretora da AVSI para América Latina e Caribe, Maria Teresa Gatti e mais oito palestrantes das organizações supracitadas, incluindo a ONG Cooperação para o Desenvolvimento e Morada Humana – CDM e uma representante do comitê de organização da Expo 2015.

Os expositores relataram experiências e desafios da sua realidade local e estudos de caso, sempre reassaltando que educação, emprego e inclusão social das novas gerações são reconhecidos como componentes essenciais para as cidades sustentáveis. “O foco no desenvolvimento de cada pessoa, sua família e comunidade é essencial para fomentar o protagonismo ativo dos habitantes das cidades, suas associações e instituições, que, juntamente com o setor privado, são essenciais para o planejamento e desenvolvimento da cidade”, afirmou Maria Teresa.

As iniciativas relatadas contribuíram para uma troca de experiências muito rica, visando o aprimoramento metodológico das intervenções de urbanização em assentamentos precários como uma forma de união da cidade formal e informal.