Crianças e adultos que moram nas vilas reencontro, em São Paulo, assistiram no último sábado, no teatro Sérgio Cardoso, a peça Polaris: “O espetáculo do globo gigante”, produção que combina efeitos visuais impressionantes, acrobatas talentosos e um cenário sofisticado. A peça é do ilusionista, diretor e coreógrafo Maicon Clenk, também criador do Teatro Ilusionista.
Com um elenco formado por artistas brasileiros e internacionais com experiência em grandes shows de circo, como o Cirque du Soleil, a peça mistura dança, acrobacias e histórias para criar uma narrativa sensível. Utilizando o Teatro Ilusionista como recurso principal, a história acompanha uma criança que descobre um reino de gelo chamado Poláris dentro de um globo de cristal, habitado por criaturas fantásticas.
Para a Daniela, que mora na Vila Reencontro em Cruzeiro do Sul, é ótimo sair da Vila e explorar outros lugares, especialmente os culturais. Isso ajuda muito no crescimento dela e da família, além de abrir a mente para ver coisas diferentes e relaxar. “Esses passeios nos ajudam a ver as coisas de uma forma diferente e relaxar um pouco a cabeça”, declarou a beneficiária. Depois de assistir ao espetáculo, Daniela e o marido Rafael ficaram animados para conhecer outros lugares também como zoológicos, circos e até levar os filhos para a praia.
“Polaris” aborda temas como sonhos, ilusão e realidade, explorando diferentes perspectivas sobre a vida e promovendo empatia, respeito e sensibilidade. O objetivo do criador é proporcionar uma experiência artística única, reforçando os laços humanos e valorizando a arte.
O acesso à cultura desempenha um papel essencial na promoção da inclusão social e no desenvolvimento das pessoas em situação de vulnerabilidade. Através da participação em atividades culturais, essas pessoas têm a oportunidade de se expressar, explorar suas habilidades e construir uma identidade positiva.
Ao fornecer oportunidades para que essas pessoas participem de atividades culturais, como teatro, música, literatura e artes visuais, a pessoa acolhida fortalece sua autoestima, habilidades sociais e capacidades criativas. Além disso, o acesso à cultura pode ser uma ferramenta poderosa para a formação educacional, estimulando o aprendizado e despertando o interesse por diferentes áreas do conhecimento.
Programa Vila Reencontro
O Programa Vila Reencontro é uma iniciativa da Prefeitura Municipal da cidade de São Paulo, pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social em parceria com AVSI Brasil que faz a gestão das Vilas Reencontro Unidades Cruzeiro do Sul I e Anhangabaú.
Seu objetivo principal é oferecer acolhimento e contribuir para o desenvolvimento das famílias beneficiárias, apoiando a reconstrução da autonomia e independência, além de promover uma saída qualificada da situação de vulnerabilidade.