O Semeando Ciência no Pacto pela Vida deu início a duas novas turmas na Federação, em Salvador (BA), com cerca de 40 alunos. Foram selecionados jovens de 16 a 24 anos, estudantes do ensino médio da rede pública (ou que estejam cursando o 9º ano do ensino fundamental), com perfil de vulnerabilidade socioeconômica.
Na última quinta-feira, dia 08, os jovens participaram de uma atividade de acolhimento e puderam conhecer os colegas e o corpo docente do projeto. A iniciativa, que marcou o início das aulas, proporcionou interação entre a turma e deu oportunidade dos jovens falarem um pouco de si.
Para Joice Bastos, 16 anos, o aprendizado foi o que lhe atraiu. “Tenho interesse não só em aprender as disciplinas do curso, mas aprender a lidar com as pessoas”, comenta.
Já Luiz Henrique Mota, 18 anos, que fez um curso na área de informática, viu o projeto como uma possibilidade de ampliar seus conhecimentos. “Eu gosto muito dessa área e uma oportunidade assim abracei logo. O curso pode me ajudar bastante na área que quero trabalhar”, relata.
A formação profissional do Semeando Ciência acontece no Centro Social Urbano da Federação, no período de seis meses, e no final os jovens receberão um tablet para dar continuidade, na prática, ao conhecimento adquirido no curso.
O professor de Helpdesk, Pedro Ivo, se mostrou bastante animado com as turmas. “Espero uma turma excelente. São garotos muitos extrovertidos, calorosos e inteligentes. Espero que eles me surpreendam”, pontuou. Além do educador, participaram da atividade de acolhimento o professor de formação humana, Mário Oliveira, a psicóloga Fernanda Firmo e a estagiária Sandrine Costa.