Anuncio

Semente de Ciência certifica 144 jovens da 3ª turma

O projeto já beneficiou 355 jovens com a formação em edição de vídeo, helpdesk e desenvolvimento de software

Cerca de 300 pessoas participaram da cerimônia de certificação da 3ª turma de jovens do Semente de Ciência, em Salvador. O projeto, que já formou 355 jovens em cursos da área de tecnologia, é fruto da cooperação entre os governos italiano e brasileiro, por meio da AVSI e da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes).

A cerimônia de certificação foi presenciada por familiares e amigos dos 144 concluintes, também por jovens que compõem a nova turma e representantes de parceiros da AVSI, como a ONG CDM (Cooperação para o Desenvolvimento e Morada Humana) e a empresa pública Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados), além de lideranças comunitárias, como a ex-professora Nilza Barbosa, que ensinou durante 30 anos em cursos profissionalizantes do bairro da Liberdade.

Durante o evento, a secretária de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, Moema Gramacho, valorizou a dedicação dos jovens, parabenizou a equipe do projeto e afirmou que “a parceria entre a AVSI e o governo da Bahia contribui para formar profissionais e cidadãos”.

Esse é o caso da jovem Jessiane Cruz, oradora da turma. Para ela, o curso representa uma oportunidade de aprendizado e crescimento. “Nunca vamos esquecer o que vivemos no Semente. Além da técnica, conseguimos nos tornar pessoas melhores”, relata.

Destacando o papel da juventude para a sociedade, o coordenador do Programa Jovens Baianos, Jabes Soares, lembrou que “o desenvolvimento do país passa pelo jovem. Ele pode interferir de forma significativa na realidade da família e da comunidade”.