No dia 15 de junho, o Edifício Banco do Brasil/Torre Matarazzo, recebeu, no palco de seu auditório, representantes dos municípios de São Paulo (SP) e Boa Vista (RR) e de organizações internacionais para o Seminário Desenvolvimento integral de crianças e cuidadores refugiados e migrantes venezuelanos, que integra a exposição Acolhidos: o percurso da Venezuela à integração no Brasil.
O evento foi promovido pela AVSI Brasil, com o patrocínio e envolvimento da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) e da Fundação Bernard van Leer (FBvL), em comemoração ao mês do refugiado, e abordou a importância, bem como os desafios, da proteção de crianças pequenas migrantes e refugiadas venezuelanas.
A representante do ACNUR, Gisele Netto, destacou a importância do tema, citando que em todo o mundo existem 26.4 milhões de refugiados, sendo que 50% destes são crianças, ou seja, faz-se necessária uma proteção específica e um olhar atento às necessidades dessa população.
O debate contou com a presença de Cláudia Vidigal, representante da Fundação Bernard van Leer (FBvL) no Brasil, Gisele Netto, do ACNUR e Fabrizio Pellicelli, diretor-presidente da AVSI Brasil, além da coordenadora suplente do Subcomitê Federal para Acolhimento e Interiorização, Bárbara Cravos; da secretária de projetos especiais na Prefeitura de Boa Vista/RR, Andreia Neres, e do secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social da Prefeitura de São Paulo, Carlos Bezerra Jr.
EXPOSIÇÃO ACOLHIDOS
Paralelamente aos seminários técnicos, realizados em São Paulo durante os meses de maio e junho, a AVSI Brasil promove a exposição Acolhidos: o percurso da Venezuela à integração no Brasil. A mostra está hospedada na Torre Matarazzo, na avenida Paulista, 1230, aberta ao público todos os dias, até o dia 26 de junho (exceto no dia 19/6), com entrada gratuita e classificação etária livre. O nome da exposição é inspirado no projeto Acolhidos por meio do trabalho, iniciativa da Fundação AVSI e implementada pela AVSI Brasil e Instituto Migrações e Direitos Humanos, com recursos financiados pelo Escritório de População, Refugiados e Migração (PRM) do governo dos EUA.
A edição de São Paulo integra o calendário cultural do CCBB SP (Centro Cultural Banco do Brasil, parceira na realização; e conta com o patrocínio da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) e da Fundação Bernard van Leer, apoio institucional do Consulado da Itália no Brasil, Organização Internacional para as Migrações (OIM), Rede Brasil do Pacto Global, e da Casa Civil da Presidência da República, que coordena as ações da força-tarefa Operação Acolhida.
A mostra é realizada pela Fundação AVSI, AVSI BRASIL, Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo, Banco do Brasil e Governo Federal, com apoio do IMDH, AVSI-USA, Operação Acolhida, OIM e Rede Brasil do Pacto Global, e contará com o patrocínio do Governo dos Estados Unidos/Escritório de População, Refugiados e Migração, ACNUR e Fundação Bernard van Leer.
EXPOSIÇÃO ACOLHIDOS: o percurso da Venezuela à integração no Brasil
De 27 de maio à 26 de junho
Seg a sex (das 8h às 20h). Sáb. Dom. e Feriados (10h às 18h). Exceto no dia 19/6, quando a Torre estará fechada.
Local: Edifício Banco do Brasil/Torre Matarazzo
Av. Paulista, 1230, Bela Vista, São Paulo/SP
Entrada: Gratuita Classificação etária: livre.